domingo, 12 de setembro de 2010

LITERATURA PARÁ

SETEMBRO mês da Bíblia, o livro mais vendido no mundo inteiro. Mantenha sua alegria neste ensolarado mês, curtindo a semana da pátria acompanhado de bons livros.Leia!

ACONTECIMENTOS:

-1 - O Grupo Cabano de Poesia, com Poesia Sempre, em Sarau poético, homenageou o poeta paraense Paulo Plínio Abreu ( 1921-1959)

RECEBI:

1 – Do escritor baiano Roberval Pereyr , Acordes, 65 p. Poesia da melhor qualidade. Roberval, também ficcionista, compositor e editor tem onze livros publicados, é doutor em letras e professor na Universidade Estadual de Feira de Santana, Bahia.

2 – Discurso indígena: aculturação e polifonia,UFGD,2009, 232p. - Livro da professora Rita de Cássia Pacheco Lamberti professora e pró-Reitora da Universidade Federal da Grande Dourados – Matogrosso do Sul.É trabalho fundamental ao entendimento da vida dos índios kayowá . A professora Rita Limberti procedeu importante estudo e pesquisa dos processos discursivos, confronto cultural e faz denúncia à situação em que vivem esses índios em Dourados.

3 – Toda a poesia de Jorge Ramos- livro organizado por Celso Luiz Ramos de Madeiros, com os poemas do destacado poeta paraense, de Bragança, Jorge Ramos.

LANÇAMENTO:

01 – Dicionário Papachibé a língua paraense – Volume IV – Raymundo Mário Sobral , jornalista e escritor paraense, edição do autor, 171 p. agosto 2010 – Belém – Pará. Na orelha, Sobral adverte que “ longe de mim a pavulagem de bancar um filólogo no tucupi”.É modéstia do Sobral, porque, em verdade o famoso jornalista , lexicógrafo,é pesquisador de nosso falar paraense,ardoroso defensor de nossa cultura e de nossa gente parauara. O livro está á venda aqui na livraria da Fox e em outras. Sem contar com patrocínio, Sobral editou por conta própria o importante dicionário. Por isso, não seja esturde, adquira , leia e use a paidégua língua paraense.

DESTAQUES:

Publico a notícia a seguir para a meditação do leitor: “Didáticos : - Enfim, chuçaram o vespeiro do livro didático - Folha de S. Paulo - 15/08/2010 - Por Elio Gaspari

Finalmente alguém chuçou o vespeiro da indústria e comércio de livros didáticos brasileiros. Com uma tiragem de 2 mil exemplares, está chegando às livrarias Com a palavra, o autor, dos professores Francisco Azevedo de Arruda Sampaio e Aloma Fernandes de Carvalho, da editora Sarandi. Trata-se de um verdadeiro curso para se conhecer o funcionamento do Programa Nacional do Livro Didático. Em tamanho (115 milhões de livros), ele só perde para o da China. Em custo (R$ 900 milhões), consome 2% do orçamento do MEC. De cada três livros vendidos no Brasil, um é comprado pelo governo. Os dois professores tiveram uma coleção, Caminho da Ciência, recomendada pelo PNLD em 2001, 2004 e 2007 e encaminhada a 12 milhões de alunos. Foram reprovados em 2010 e decidiram confrontar seus avaliadores. Habitualmente, quando uma editora é reprovada, fica quieta, para não contaminar suas vendas na rede de ensino privada. Nessa experiência, meteram-se com a Santa Inquisição. De saída, souberam que podiam recorrer, mas isso de pouco adiantaria. Mais: o recurso foi submetido aos mesmos avaliadores que haviam reprovado a coleção. Finalmente, aprende-se que o nome dos avaliadores fica sob sigilo. O que eles pedem é o elementar: o debate aberto e a imputabilidade de avaliadores e educatecas que fazem coisas erradas. Se todas as avaliações dos livros oferecidos ao MEC puderem ser consultadas pela patuleia, todo mundo ganha”

LEIA!!! LER É O MAIOR ESPETÁCULO DA TERRA!!!!!

Nenhum comentário: