quarta-feira, 5 de maio de 2010

COLUNA MENSAL NA REVISTA FOX MAIO/2010

LITERATURA PARÁ
MAIO mês bonito, florido , de poesia e, lógico, tempo de leitura. Leia ! E comece a preparar o munguzá e a cangica para saborear , lendo, nas festas juninas que estão chegando.

LANÇAMENTO:
01 – Cabanos e Camaradas, livro do escritor paraense, Alfredo Oliveira, dia 04, na Assembléia Legislativa.

DESTAQUES:
01 – Mulheres e Gênero- As faces da Diversidade 1 – Organizadoras: Maria Luzia Miranda Álvares, Eunice Ferreira dos Santos e Cristina Donza Cancela – Coleção Mulheres e Gênero na Amazônia – Gepem – 2009,472p. Artigos multivariados que analisam a questão da mulher: violência doméstica e sexual, tráfico e as relações sociais,tarefas, atribuições e inúmeros outros temas à discussão, como por exemplo: lugar de mulher é em casa? Leia e medite as inúmeras faces dessa diversidade.

02 – Reserve momento à apreciação: ver/ler LATITUDE, número 8 , revista do Hangar editada por Esperança Bessa e Bob Menezes. Confira o suor da terra, oferenda e doce refúgio e a estética à sensibilidade no registro visual e os textos ágeis se adequando com inteligência ao espaço pós moderno.

RECEBI:
01 – Vigia de Nazaré: fragmentos de uma história, de Bartolomeu José de Barros – Grafinorte – 2009 – 104 p. - Produção da jornalista Hanny Amoras. Bartolomeu comenta que seu livro objetiva “ despertar os governantes e a população paraense, especialmente os moradores de Vigia, à preservação, valorização, cuidado e amor com a história do município...”

02 – Carnavais de Vigia - das escolas de samba à micareta , obra do escritor paraense, da Vigia, Paulo Cordeiro – 177 p. . A apresentação é do poeta vigiense José Ildone, que diz: ...assunto atraente é digno de leitura – atenta e saborosa. Matéria de referência, sem dúvida, nesta fase admirável do soerguimento da literatura em nossa amada Vigia de Nazaré...”

03 – Sou um grande letrista Só quero uma chance para mostrar do que sou capaz, livro do escritor paraense Tony Cruz,, diagramação de Luiz Pinto, 40 p.

04 – Encantos da Amazônia – o universo de um poeta – coletânea de poesias , de Hugo Chagas, poeta marajoara . Edição do autor - 2010 - 104 p.

NOVIDADES:
01 – A Fragata Leopoldina e a Missão Grenfell no Pará – trabalho primoroso e rico em pesquisa feito pelo professor Antonio Eutálio Corrêa – Editora Meridional – 2003, 305 p. Antonio Corrêa é historiador e escritor paraense e mostra como se deu a adesão do Pará a independência, plano ardiloso que uniu portugueses e ingleses. Corrêa apresenta documentos – códices transcritos - inéditos sobre nossa história , em 1823. O livro está em sua terceira edição, o que comprova a sua importância. Leia !

02 – A professora e escritora paraense, de Abaetetuba, e crítica de cinema Luzia Miranda Alvarez, já marcou a data do lançamento de seu livro – Saias, Laços e Ligas - , na verdade é sua tese de doutorado em ciência política. Será no próximo dia 13 de junho, dia de santo Antonio, a partir das 18 horas, no cinema Olimpia, em comemoração aos seus setenta anos de vida.
NA ESTANTE:
01 – Cabelos no Coração, do romancista paraense, de Belém, Haroldo Maranhão – Rio Fundo Editora - 1990- 447 p.

02 - A vida modo de usar, de George Perec , Companhia de Bolso, 2009 - 667 p.

03 – Breviarium – para refletir com Pe. Antonio Vieira – , da professora paraense, de Santa Izabel,Amarilis Izabel Alves Tupiassu – Editora UFPA, 2007 – 274 p.
LEIA!!! LER É O MAIOR ESPETÁCULO DA TERRA!!!!!
















Um comentário:

Jacyrene Coelho disse...

Querido escritor, sou professora do Colégio São Paulo, este 2º semestre as salas de aula serão nomeadas com nomes de Escritores/poetas Paraenses, eu escolhi você. Gosto muito de seu trabalho. Abraços , professoras Jacyrene (5ºano - manhã)e Jacirema (5º ano - tarde.
P.S.: Adorei sua palestra com aluno de 5ª a 8ª série, no CSP.