Cresce e aparece a Literatura Brasileira produzida no Pará e mais precisamente na área da Transamazônica e Xingu. Para quem gosta de adornar: é a literatura de expressão Amazônica.
Veja – listamos alguns que participaram do 5º Jirau* da Literatura e do Circuito Literário, entre muitos - quem está produzindo nessa expressão artística denominada LITERATURA.
EM ALTAMIRA
ROSÂNGELA MARIA TÔRRES EMERIQUE, escritora paraense de Altamira, graduada em Pedagogia pela UFPA, essa educadora versátil encantada por Mnemosine, está fazendo mergulhos nessas águas aproveitando enquanto o Xingu não é garroteado pela estrutura de BM e já publicou "Soldado da Borracha:
Um Herói no anonimato”, em 2009 e há alguns anos as pesquisas, sobretudo de história social vão se aprofundando objetivando prospectar material referente à memória dos antigos moradores antes da abertura da rodovia Transamazônica, de Altamira e entorno. Rosângela Tôrres, 38, casada com Izaias Emerique, mãe do Vinicus, 13 e Vitor, 11, coordenadora pedagógica do IFPA procura obter tempo, disciplinando-se para atuar nos campos em que tem foco e retirar material à produção de nova obra que se chamará “Memórias de Altamira”. E, em parceria com o poeta João de Castro, deve publicar em agosto, o livro – Lendas e Casos da Amazônia.
Marilene e Ioleth
MARILENE NASCIMENTO, escritora altamirense, nascida no Paraná, solteira, professora, sensível, risonha, manufatura beleza para produzir poemas e os faz com paciente ternura, sem pressa, sedimentando a expressão. A poeta explica: Olha, Salomão, procuro fazer tudo bem feito e acho que o gênero de que gosto, a poesia, é exigente e pede muita meditação. Eu aguardo, para fechar um poema, muitos meses, até encontrar a palavra que se adeque mais. Por isso, estou há doze anos, escrevendo meu este livro que se chamará “XINGUATE”. Deverá ser editado no segundo semestre deste 2012. A expectativa é grande por esta obra de Marilene Nascimento.
IOLETH ARAÚJO SILVA, escritora altamirense, migrou de São Paulo e é também artista plástica.É na poesia que expressa o que vê e sente. Ioleth Silva tem diversos trabalhos publicados e está com outros à porta de edição. Explica que os textos poéticos são recheados de sensualidade.
SÔNIA APARECIDA FEITEIRO PORTUGAL, escritora altamirense, migrou de São Paulo para a Transamazônica, graduou-se em Letras pela UFPA e fez gestão escolar. Sônia Portugal, divorciada, 45, três filhos, ex-secretária de educação em Vitória do Xingu, é educadora e poeta. Professora, tem uma escola em Altamira e a plena consciência de que foi agraciada com o dom de escrever poesia. “Descobri a literatura através da dos poemas. Em tudo vejo poesia.O poema brota e como sou apaixonada pelas palavra, elas saem”. E estão em muitas obras e especificamente no seu livro “Enquanto houver fatos, haverá poesia”. Mas, gosta também da pesquisa e está produzindo, há seis anos, junto com o pai, Moacir Feiteiro, o livro na área da memória sobre a colonização da Transamazônica e Xingu, e, alinhava a história de Altamira.
JOÃO DE JESUS ROSA, escritor paraense, de Almeirim, é em Altamira que desenvolve suas atividades. Graduado em Letras e mestre em Teoria Literária, é docente da UFPA de quem já foi coordenador do campus em Altamira. João Jesus, casado, pai de três filhas, é poeta, contista e cronista. Já publicou diversos livros pela editora Cejup, onde se destacam: Camponeses, Um Pouco de Amor e Música Popular. É presidente da Academia Altamirense de Letras.
FRANCISCO DA SILVA GOMES, escritor altamirense, migrou do Ceará, poeta e confessa que, andando de bicicleta, vai coletando, por onde passa e gosta mesmo de pedalar, material à produção de poemas que em breve, promete, publicará. Chico Gomes, é casado, tem família e gosta de admirar a natureza.
JOSÉ BEZERRA – escritor altamirense, além de dedicar-se ao texto poético, Bezerra é radialista e publicou seus trabalhos em antologias.
ANTONIO ROCHA, escritor altamirense, é historiador e faz incursões pela crônica, gosta de elaborar poemas e está consolidando texto à publicação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário