quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

O CORAÇÃO DO CÔNEGO DAVID LARÊDO

GOSTO MUITO DA PARÓQUIA E DO POVO DA PARÓQUIA DA CONCEIÇÃO 

Na tarde do dia 11 de dezembro, após a festa da Virgem da Conceição, Padroeira da Paróquia da Conceição, encontrei o pároco, cônego David Gonzaga Larêdo, no estande da obra onde atende quem o procura e resolve o cotidiano paroquial e aproveitei para fazer-lhe a seguinte pergunta: 

- Um garoto que veio do interior, de família pobre, estudou, passou dificuldades, é padre e construiu uma igreja, qual a sensação de ter construído uma igreja e tão bonita? 


O cônego, imediatamente respondeu: 

- É uma sensação que é natural. Eu gosto muito da paróquia e do povo da paróquia da Conceição e por isso achei bom deixar algo que valha a pena, a igreja. 

O cônego afirmou que entrega a igreja construída no dia 02 de Fevereiro de 2013, sábado, às 19 horas com a presença da comunidade paroquial, do arcebispo de Belém, dom Alberto Taveira, de seu bispo auxiliar dom Teodoro e do arcebispo emérito dom Joaquim Vicente Zico.

_______________

LEIA O LIVRO -"TIO DAVID, PADRE DAVID- A vida - em fatos e fotos- do Cônego David Larêdo. A venda no estande da Igreja da Conceição e nas Livrarias da FOX, da dr. Moraes e Batista Campos.




EDUCAR A FÉ PARA O CRISTÃO SER FELIZ !!!!

ENTREVISTA COM O ARQUITETO CLÁUDIO PASTRO

Salomão Larêdo, escritor e jornalista

É agradável encontrar um povo com fortes raízes cristãs, católicas A beleza “ingênua” e simples do povo e da natureza, mas, sobretudo, a verve do Cônego David Larêdo, Pároco da Igreja da Conceição, permitiram a beleza divina desposar a humana em solo amazônico. Eu só presidi o enlace, conta o arquiteto Cláudio Pastro, dizendo:

ACEITEI O “DESAFIO” DE CONSTRUIR UMA IGREJA NA PERIFERIA DE UMA IMPORTANTE METRÓPOLE AMAZÔNICA, NO BAIRRO DO JURUNAS, EM BELÉM.

Não estamos mais nos tempos do fausto e do poderio da igreja conjugados ao luxo e ao poder soberbo de dominação. Ao se pensar em construir uma igreja é precioso se perguntar: o que é ser cristão e igreja? Tudo mas decorrerá dessa resposta.

Fonte: http://www.portalk3.com.br/Artigo/memoria/artista-plastico-renomado-viveu-parte-da-infancia-em-sao-carlos

O MUIRAQUITÃ, ELEMENTO DA CULTURA AMAZÔNICA ENTRA COMO SIMBOLO DA RESSURREIÇÃO NO PAINEL DA IGREJA DA CONCEIÇÃO.


Parte inferior do painel
Hoje há um grande e forte processo de secularização na igreja e um fenômeno de fundamentalismo – seitas - com uma confusão comercial em tudo isso mais um “sentimentaloidismo” nas expressões pentecostal. Todo esse caos advém de uma falta de cultura religiosa por causa do cristianismo estar longe de suas raízes.

A religião faz parte da essência do homem. Na sociedade atual prevalece o individualismo em suas variadas formas - paganismo, ateísmo, hedonismos − de contracultura e contra humanismo. A característica do cristianismo é comunitária. Aí a religião Católica deve entrar não mais com seus ranços seculares e o pedantismo clerical, mas como sua essência “à volta às fontes”.

DENTRO DA IGREJA DA CONCEIÇÃO HAVERÁ UMA PISCINA − CRIADOURO DE PEIXE − PARA BATISMO −. É CLAÚDIO PASTRO QUEM CONTA:
Batistério ainda em construção
CRIAMOS AO LADO DO EDIFÍCIO-IGREJA A CAPELA DO BATISMO/BATISTÉRIO (SEMPRE PRESENTE NO 1º MILÊNIO) NA FORMA DE PISCINA (CRIADOURO DE PEIXE) EM CRUZ (SE NÃO A ÚNICA CAPELA BATISMAL NESSA FORMA, SERÁ UMA DAS RARAS).

O batismo é parte fundamental na educação da fé (sacramento de iniciação) longe dos mitos, fetichismo, moralismo e modismo social que tem acompanhado esse sacramento.
A FELICIDADE É O ESCOPO CRISTÃO E DAS RELIGIÕES
Fiz, pelo correio convencional, uma entrevista com o arquiteto Cláudio Pastro, paulistano, domiciliado e residente em São Paulo, construtor de templos religiosos pelo mundo e que construiu também a igreja da Conceição, em Belém, no bairro do Jurunas. Artista famoso, arquiteto sacro consagrado, escritor de obras apreciadas é superrequisitado pelo Vaticano. Mas, tem sofrido com a fragilidade de sua saúde:Amigo Salomão, perdoe-me pelo longo silencio, mas o ano de 2011 foi-me tenebroso. Passei por 17 cirurgias, UTI e no mês de setembro fiquei internado com infecção hospitalar. Espero que minhas respostas lhe agradem – é o mais sincero de mim. Quantos as fotos, o secretario do Cônego David, o Adriano, tem uma imensidão de fotos documentários. Bom trabalho e bom e feliz 2012 ! C. Pastro 01 de janeiro de 2012.
Abaixo, a entrevista e você, leitor, pode fruir e usufruir desse importante e profundo conteúdo filosófico, eclesial, bíblico, arquitetônico, vivencial, cultural, artístico e sobretudo, humano de Claudio  Pastro.
SL.: Você, famoso artista paulistano com fama mundial na construção sacra, sobretudo de templos religiosos à igreja católica na Europa e no sudeste do Brasil, como foi aceitar e construir um templo na região amazônica, norte do Brasil, na cidade de Belém e no populoso bairro do jurunas, periferia da cidade, no seio de gente pobre e de limitado grau de instrução e cultura-religiosa?

CP.: Antes de tudo, sou cristão e a arte sacra para mim, é um serviço à igreja, povo de Deus, esposa de Cristo, corpo místico de Cristo. Na Amazônia ou em qualquer lugar do mundo, é ao Cristo que sirvo e ao seu Mistério presente em cada ser que vem ao mundo. Para tanto, pouco importa a condição social e cultural do povo. Arte sacra e ação litúrgica tratam da manifestação de Deus e do anuncio desse mesmo Deus para o povo daquele lugar.
Em 2008 (?) fui convidado por D. Orani João Tempesta, então arcebispo de Belém – Pará, a dar um curso de arte sacra para o clero, arquitetos e pessoas afins. Foi o cônego David Larêdo quem dispôs sua paróquia para esse evento, assim como foi o único padre que aceitou o desafio de executar um projeto seguindo as normas do Concilio Ecumênico Vaticano II. Graças ao padre David, sua vivencia religiosa e sua visão simples, mas profundamente humana e eclesial aceitei o “desafio” desse “acontecimento divino” (a construção de uma igreja) na periferia de uma importante metrópole amazônica.

SL.: Clima quente e umidade de quase 98%, na beira do rio – fartura de água – e no início da maior floresta tropical do mundo, que material usou e como planejou para conjugar beleza, simplicidade, bom gosto e não agressão ao meio ambiente, à natureza humana  e sobretudo  à tradição cultural do homem amazônico ?
CP.: Como sempre, tive que aliar as condições locais ao fato cristão. Hoje, não estamos mais nos tempos do fausto e do poderio da igreja conjugados ao luxo e ao poder soberbo de dominação. Ao se pensar em construir uma igreja é precioso se perguntar: o que é ser cristão e igreja? Tudo mas decorrerá dessa resposta.
Com sutileza e elegância, desejei uma construção “acolhedora” que convide a todos a entrarem, sentirem-se abrigadas, protegidas não só das intempéries externas, mas, sobretudo, “do mal do mundo e suas artimanhas” (“Eis a tenda [morada] de Deus com os homens”. Ap 21,3). Protege do calor do sol e da chuva. As paredes em “pedras porosas” (“vós sois pedras vivas desse edifício espiritual”. 1Pe.2,5); o altar em granito maciço (“a pedra que os construtores rejeitaram tornou-se a pedra angular”. Sl. 117,22 e o “altar é Cristo” São Cirilo de Jerusalém, séc. IV) e as portas de vidro; tudo isso permite-nos ver e sentir a natureza alem de revelarem ao homem o que ele é: barro, natureza, poeira cósmica e não homens de shoppings, da sociedade corrupta e de competição. “De longe” lembra-nos “a grande oca” em meio às “demais ocas” do bairro. O edifício é um lugar de união que congrega a todos em torno do altar (= Cristo), rocha firme, estabilidade da nossa vida. O grande painel em azulejaria corresponde às raízes ibéricas e nos dará o encanto, o maravilhamento de um Deus que vem até nós (Jesus Cristo) e o sentimento de fazermos parte dos cidadãos do céu, de um grande cortejo de batizados (homens da terra e do céu). Com delicadeza veremos no painel alguns elementos da cultura local, por exemplo, o muiraquitã, símbolo da ressurreição para os povos primitivos das Américas.
O espaço sagrado cristão (chamado de Jerusalém celeste que desceu do céu naquele lugar) (ver Ap. 21,1-4) testemunha Jesus Cristo e “sua raça conquistada” (ver Ap. 5, 9-10) em meio à Babilônia externa. Revela-nos por sua forma e materiais um lugar de salvação mais que “espelho” das realidades locais.


SL.: Você é um dos responsáveis pelo Santuário de Aparecida e portanto conhece  e vive  há muito tempo a experiência fenomenológica mariana  dentro do sincretismo religioso do  brasileiro, já  conhecia o fenômeno Círio  de Nazaré, em Belém  e onde isso influiu na construção da Igreja de Nossa Senhora da Conceição no  momento em que aceitou o convite do pároco, o cônego David Larêdo?
CP.: Os “fenômenos sincretistas” da simples gente brasileira (Aparecida/círio de Nazaré) são um dado histórico e carregam heranças de um tempo, porém, não são a razão do ser cristão (do evangelho) que é infinitamente maior. Para o pe. David Larêdo e para mim essa consciência é bem clara e nos vem do Concilio Ecumênico Vaticano II que se resume numa frase: “Ad Fontes ”, às fontes e raízes do cristianismo. O edifício cristão, antes de tudo, é escatológico, isto é, testemunham-nos os fins últimos: “quem somos, para que e porquê existimos e para onde vamos”.
SL.: O caboco paraense, mestiço resultante do negro africano, do índio nativo  e do branco europeu , tem  imensa    na  Virgem da Conceição, de Nazaré, a Senhora das águas amazônicas, a mãe  d’água e do rio, gosta de festa de santo e de encantado do rio e da floresta, das beberagens, das danças e festas, foguetes,  vai se ver n esse novo templo ?
CP.: Como já observamos acima, o “templo cristão” não é primeiramente, fator sociológico de expressões locais, mas lugar de evangelização. Na Jerusalém Celeste (o edifício) não há templo (ver Ap. 21, 22), pois, para o cristão o “templo é Cristo”, e, portanto, o templo (espaço) deve nos revelar o Cristo. Num segundo momento (guardando as devidas proporções) poderá ser ocupados por folguedos, concertos... Expressões culturais. Apesar de ser um espaço em honra da Conceição, em primeiro lugar pertence às coisas do Senhor no cumprimento do Mandato Novo ai celebrado “a divina liturgia” (Ministério Pascal ou Santa Missa).
SL.: Qual a importância hoje de religião, de templo, de ser cristão, católico na vida do homem da era da informática que se apresenta individualista, anti-social, cético, descrente e é eminentemente consumista de bens materiais?
CP.: Hoje há um grande e forte processo de secularização na igreja e um fenômeno de fundamentalismo (seitas) com uma confusão comercial em tudo isso mais um “sentimentaloidismo” nas expressões pentecostal. Todo esse caos advém de uma falta de cultura religiosa por causa do cristianismo estar longe de suas raízes.
A religião faz parte da essência do homem. Na sociedade atual prevalece o individualismo em suas variadas formas (paganismo, ateísmo, hedonismos) de contracultura e contra humanismo. A característica do cristianismo é comunitária (igreja = assembléia, corpo). Aí a religião Católica deve entrar não mais com seus ranços seculares e o pedantismo clerical, mas como sua essência “à volta às fontes”. Não é à toa que criamos ao lado do edifício-igreja a Capela do Batismo/Batistério (sempre presente no 1º milênio) na forma de piscina (criadouro de peixe) em cruz (se não a única capela batismal nessa forma, será uma das raras). Assim, o batismo é parte fundamental na educação da fé (sacramento de iniciação) longe dos mitos, fetichismo, moralismo e modismo social que tem acompanhado esse sacramento. Eis porque o espaço sagrado é um espaço mistagógico (educa a fé) com a função de introduzir, conduzir o fiel à verdade de sua fé a fim de que tenha equilíbrio de vida e seja feliz. A felicidade é o escopo cristão e das religiões. A religião cristão-católica gera uma qualidade de vida e bem estar onde a beleza nos remete à magnitude do Evangelho. O lugar religioso é o lugar do encontro do céu com a terra e dignifica o homem, lhe dá esperança, pois o coloca numa dimensão maior, bem acima da sociedade explorada. (“todo batizado é um rei, sacerdote e profeta”).
O lugar (igreja) da expressão religiosa é:
− Lugar de oração, nobre lugar onde quem entra se ajoelha, pois sabe que é criatura dependente do criador.
− “Oásis”, lugar de repouso que permite refazer-se, renascer, sair da dura realidade do dia a dia e voltar fortalecido para enfrentar essa mesma realidade.
− Lugar de encontros onde visualizamos os irmãos, a comunidade e força de um povo.
− Lugar-aula onde recebemos os verdadeiros ensinamentos do Senhor.
− Lugar do “ágape”, da Eucaristia, ação de graças e banquete celestial onde se pode participar, por antecipação, do banquete eterno.
SL.: Quando a construção será entregue à inauguração?
CP.: Penso que no 1º semestre de 2012, pois a inauguração (consagração ou dedicação) está prevista para junho de 2012.
SL.: Como você relata essa sua experiência estética, em Belém, metrópole da Amazônia ?
CP.: É agradável encontrar um povo com fortes raízes cristãs, católicas e, consequentemente, ter correspondência, diálogo dócil e responsável com o desejo pelo melhor. A beleza “ingênua” e simples do povo e da natureza, mas, sobretudo, a verve do Pe. David Larêdo, permitiram a beleza divina desposar a humana em solo amazônico. Eu só presidi o enlace.


        C.Pastro 31 XII 2011 para 2012

______________
LEIA O LIVRO -"TIO DAVID, PADRE DAVID- A vida - em fatos e fotos- do Cônego David Larêdo. A venda no estande da Igreja da Conceição e nas Livrarias da FOX, da dr. Moraes e Batista Campos.

quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

UM MARCO NA CONSTRUÇÃO SACRA NA CIDADE DE BELÉM

Entrevista com Roberto Valente, coordenador das obras da Igreja da Conceição.
Salomão Larêdo, escritor e jornalista

Engenheiro coordenador da equipe técnica - o engenheiro responsável pelas obras é Assis Rodrigues - que constrói a nova igreja da Conceição, na Paróquia homônima, na Cidade Velha, solicitei ao ENGENHEIRO ROBERTO VALENTE, a entrevista
que abaixo pode ser lida:  

Sou Roberto Lopes Valente e nasci na cidade de Belém do Pará, Sou engenheiro civil (UFPA) e engenheiro sanitarista (FHSP/USP). 



1– Como conheceu padre David e o que ajudou a construir na paróquia da Conceição.



Logo que me mudei para a Cesário Alvim fui, no sábado à noite, participar da missa preceitual. Ao término o padre David indagou se havia algum engenheiro na assembleia. Pensei em ir embora ao final, mas resolvi procurá-lo na sacristia.

Então me falou de sua preocupação com o estado da igreja. Demos uma vistoria na igreja que realmente estava num estado bastante precário (a cumeeira era sustentada em suas extremidades por duas enormes casas de cupins, muitas infiltrações instalações elétricas sucateadas, etc.).

Foi então decidido a 1ª reforma da igreja, cujo projeto foi do arquiteto e artista plástico Emanuel Nassar. Foi a nossa primeira intervenção profissional na paróquia como engenheiro voluntário.

Depois fizemos a reforma no Centro Social João XXIII, inclusive criando um auditório; a reforma na antiga Residência; a reforma da casa que abrigou as irmãs Xaverianas; o Ambulatório; a praça no final do terreno da igreja onde existe um cruzeiro; a residência do padre David.

 2– Porque aceitou construir a nova igreja? Já havia construído alguma, antes?

Já havia construído a igreja anterior da paróquia da Conceição (a do projeto do Emanuel Nassar). Na igreja atual (que tem projeto do arquiteto e artista sacro Cláudio Pastro) quem constrói é o engenheiro Assis Rodrigues. Eu sou o coordenador da equipe técnica e interlocutor junto ao Cláudio Pastro, que reside em São Paulo.

3 – Construir uma igreja bonita na periferia de Belém, que sentido tem diante das dificuldades do povo pobre num bairro tão carente de obras infra-estruturais à condição humana?

O templo religioso deve ser um marco, uma referencia para a população. Ela deve ser contraponto (Jerusalém Celeste) em relação ao local onde está situada (Babilônia Terrestre). Ela deve “falar” da história da salvação em seus ícones, deve ser simples, porém grandiosa (imponente) e bela, pois é a casa do Deus da beleza.

Ela deve “influir” em quem frequenta o edifício a condição de dignidade, pois são filhos do Altíssimo. Uma igreja como templo da celebração, deve ser assim.

A população pode ser carente de obras infra-estruturais mas não podemos nem devemos torná-las também carentes das obras de Deus. Dando-lhes a dignidade religiosa elas tomam a estatura necessária para reivindicar, a quem cabe o que lhes falta.

4– Como foi edificar uma obra planejada por arquiteto que é de outra região e estava distante do cotidiano das obras civis ?
Teve as dificuldades naturais do arquiteto e artista sacro residir no sudeste, entretanto soubemos eficazmente gerenciar essa questão. Por várias vezes estive em São Paulo para me encontrar com o Cláudio Pastro. Por duas vezes ele esteve aqui em Belém, visitando a obra. Assim, tiramos “de letra” essa dificuldade.

5 – Que elementos amazônicos existem no conjunto da obra e porque ele é tida como uma construção em que o meio-ambiente foi respeitado ou no popular, “ecologicamente correta?”

Diversos elementos amazônicos estão presentes no projeto da nova igreja da Conceição, entre eles:

− no Painel Retábulo – muiraquitãs, aves e frutas amazônicas.

− na nave da igreja – as ondas do rio mar.

− na torre – o sol do equador.


6 – O que você deseja acrescentar para que suas ideias, ideais, pontos de vista, consciência cidadã, utopias estejam presentes no entrecho desta entrevista ?

“No decorrer deste tempo (1972-2012) em que conheço o David, se consolidou uma amizade muito grande entre nós e entre ele e a minha família”.





LEIA A ENTREVISTA COMPLETA NO LIVRO -"TIO DAVID, PADRE DAVID- A vida - em fatos e fotos- do Cônego David Larêdo. A venda no estande da Igreja da Conceição e nas Livrarias da FOX da dr. Moraes e Batista Campos.

terça-feira, 29 de janeiro de 2013

PROGRAMAÇÃO DA INAUGURAÇÃO DA NOVA IGREJA DA CONCEIÇÃO, NA CIDADE VELHA EM BELÉM


Dia 01 de Fevereiro de 2013 – Sexta-Feira
A TARDE

A partir das 16 horas, lançamento do livro:

“TIO DAVID, PADRE DAVID, A VIDA EM FATOS E FOTOS DO CÔNEGO DAVID GONZAGA LARÊDO”, autor: escritor Salomão Larêdo









Local: Stand da Paróquia – Rua Cesário Alvim, 565 - Cidade Velha – Belém - Pará

Evento com entrada livre, aberto a todos

A NOITE

Às 19h30 - Na Igreja – Recital sob a regência do Monsenhor Nelson Soares, em homenagem ao arquiteto Claudio Pastro .




Cláudio Pastro

Espetáculo com entrada livre

DIA 02 de Fevereiro – Sábado

ÀS 19 HORAS – Missa de inauguração da nova Igreja de Nossa Senhora da Conceição, Celebrada pelo Pároco da Paróquia da Conceição, Cônego David Gonzaga Larêdo.


Padre David


Com a presença de dom Alberto Taveira, Arcebispo Metropolitano de Belém, autoridades religiosas ,civis, paroquianos, amigos e povo em geral.




______________

-"TIO DAVID, PADRE DAVID- A vida - em fatos e fotos- do Cônego David Larêdo. A venda no estande da Igreja da Conceição e nas Livrarias da FOX da dr. Moraes e Batista Campos.


RAZÕES DA OBRA " Tio David. Padre David - A vida – em fatos e fotos – do cônego David Gonzaga Larêdo”

Este livro foi feito pelo escritor Salomão Larêdo, sobrinho do Cônego David Larêdo, tem 188 páginas e está divido em 2 partes. Será lançado dia 01 de Fevereiro de 2013, a partir das 16h, no estande da Paróquia ( onde o livro já está sendo vendido ao preço de 30 reais), à Rua Cesário Alvim, 565, Cidade Velha, Belém – Pará, dentro da programação da inauguração da Nova Igreja da Conceição, dia 2. 




O escritor explica, abaixo, ao leitor as as razões da obra.


“Este é o Caderno de Memória de nº 1, feito em duas partes.
Na parte primeira, escrita e produzida para ser publicada em 2008, em comemoração aos 40 anos de sagração sacerdotal do cônego David Larêdo, contém informes pessoais, os primórdios da vida de David e de sua família, a origem e o desenvolvimento. Esta parte ficou aguardando oportunidade de edição que surge, 4 anos depois, agora neste 2013. Preferimos manter sua estrutura e produção textual, tendo como ponto limite o ano de 2008.
Na segunda parte, (por ter sido decidida a sua feitura, pelo homenageado, há pouco tempo e já quase sem o tempo básico necessário de fazer, em razão de estar quase em cima da hora de acontecer a entrega da nova igreja, não foi possível labor mais aprofundado para obter mais conteúdo inclusive a oitiva de mais pessoas, pois o tempo exíguo permitiu apenas ouvir representações dos vários segmentos) damos informe sucinto a respeito da paróquia e das atividades, notadamente as referente à construção da nova igreja, que começou em 2007, com as entrevistas do arquiteto Claudio Pastro, do engenheiro Roberto Valente, do administrador Frederico Mattar e depoimentos diversos.
As duas partes que fazem a unidade do Caderno de Memória não tem a pretensão de fazer registro geral e total da vida pessoal e nem da atividade da igreja durante a administração do cônego David Larêdo. Muitos fatos e acontecimentos ficam de fora e merecem e precisam ser escritos, registrados, divulgados, editados e publicados, afinal, a memória deve sempre ser preservada, pois é a própria história que foi ou está sendo cotidianamente sendo escrita, se realizando".


Este livro - Tio David Padre David - pretende apenas conter algum informe relacionado às efemérides – 45 anos de vida sacerdotal de David Larêdo, 37 de sua atividade à frente da Paróquia da Conceição paroquial e os 66 anos de criação da Paróquia da Conceição – para posteriormente ser melhor trabalhado e servir de subsídios à pesquisa.




Salomão Larêdo – autor e editor
___________________


"TIO DAVID, PADRE DAVID- A vida - em fatos e fotos- do Cônego David Larêdo. A venda no estande da Igreja da Conceição e nas Livrarias da FOX da dr. Moraes e Batista Campos.

DE BARCARENA E OUTRAS VILAS COMO ESTÃO AS COISAS

PESQUISA ACADÊMICA

Alunas do curso de Letras da UFPA, em Barcarena, em atividade de pesquisa de campo, colhendo subsídios ao seminário que envolvia diversos cenários da cidade: o rio, a arquitetura, as gentes, feira, memória, dentre outros. Excelente o resultado da coleta de material e sobretudo de conhecimento em apresentação rica de informes gerais. Valeu e muito!




EUNICÉIA, EDUCADORA NOTA 10

Bonito trabalho faz a professora Eunicéia Fernandes Rodrigues, na Escola Municipal de Ensino Fundamental Prof. Roberto Dias, antiga escola da Montanha, em Barcarena, região dos índios Mortiguras. Gosta de ensinar, é preocupada com a educação de seus alunos, é criativa e tem consciência sócio-política que a leva a trabalhar sem se preocupar com o que vai ganhar, o que vai receber e vive feliz com seus filhos e o marido, formando uma família cheia de amor e muito entusiasmo. Eunicéia está em fase de conclusão do curso de Pedagogia na UFPA e já de olho no mestrado; leitora, procura tudo conseguir para que seus alunos pratiquem a leitura crítica que faz pensar. Professora Eunicéia Rodrigues é educadora nota 10!!!


RASPA-RASPA

Na área portuária, encontrei este carro de raspa-raspa que fornece vinho de nossas frutas, com gelo raspado, delícia que fazia a festa de muita criança pelo interior do Pará, época que não havia energia elétrica, nem geladeira e comprava-se gelo para resfriar bebidas e conservar alimentos.


ÁREA VERDE

Ainda existem – não se sabe até quando – algumas áreas verdes na Vila dos Cabanos, em Barcarena, hoje, local de muita invasão por quem procuram emprego e não tem onde morar.


CONSUMO

Já instalado, o supermercado YYamada, em Vila dos Cabanos, seu concorrente, o Líder, constrói, quase na ilharga, possante edifício do tamanho de um shopping. Sinal de que há consumidor suficiente e perspectiva de ampliação. Do contrário, eles não se instalariam. Existe Líder e YYamada em Igarapé-Miri que é vizinho ao município de Barcarena?


BARULHO

Na Vila dos Cabanos, local em expansão, é ensurdecedor o barulho de motos e dos carros de propaganda. É uma imensa e intensa poluição sonora. E ninguém toma providências.

BIBLIOTECAS

Instalações acanhadas de bibliotecas – duas apenas – uma em Barcarena sede e outra no campus da Universidade Aberta do Brasil, na Vila dos Cabanos e sempre fechadas, não há bibliotecários e o acervo, além de acanhado, é mais de livros técnicos, não há quase literatura, sobretudo, a paraense e a de Barcarena, nem pensar.



TRAVESSIA

As balsas que fazem transporte de cargas e passageiros, de Belém ao porto do Arapari, em Barcarena, demoram uma hora fazendo o percurso e o horário, é para inglês ver, nunca funciona e nem o abrigo de passageiros. Não há fiscalização de absolutamente nada. Nem em terra e nem nos rios cada vez mais poluídos.















segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL - UAB TEM POLO EM BARCARENA NA VILA DOS CABANOS

O que foi, por longos anos, o alojamento para os engenheiros e encarregados da Albrás, agora abriga, desde 26 de agosto de 2008, o polo “Prefeito João Carlos dos Santos Dias”, onde funciona a UAB – Universidade Aberta do Brasil e os diversos cursos das Universidades: Federal do Pará, do Estado do Pará, Fluminense.

POR AMOR

É o que informa ao nosso blog, o professor Martinho do Carmo Barbosa, 47, coordenador do polo, que nasceu em Barcarena, é casado, professor de Matemática nos colégios da cidade, tem 2 filhos, cinco netos e é um dedicado profissional da educação que a Prefeitura Municipal de Barcarena escolheu para coordenador de importante setor de investimento. Mas, Martinho não recebe financeiramente nada mais além do que consegue amealhar como professor da disciplina Matemática, na condição de funcionário público municipal de Barcarena, ministrando aulas em diversas escolas depois de ser o gestor do polo, contando com o apoio de sete funcionários.


ARRENDAMENTO

Alegre e de bem com a vida, Martinho explica que o terreno (100X120m) retornou ao município de Barcarena em forma de arrendamento da Albrás que usou o espaço, construiu os pavilhões que hoje servem de sala de aula.

- O documento do terreno e todas as formalidades para que o polo funcione, foram cumpridos e procedidos através da Câmara Municipal de Barcarena, ou seja, está todo legalizado.

- E o que funciona aqui?

- Temos uma biblioteca, laboratórios de Biologia, química, física, 6 salas de aulas do formato presencial, um auditório para 120 pessoas, sala de tutoria, secretaria acadêmica, sala da coordenação, piscina semiolímpica e duas quadras de esportes.



Mas, o terreno é grande, mais ou menos 500 X 220 metros e contém um campo de futebol com gramado bom, arquibancadas e imenso pomar lotado de árvores frutíferas da região. Funcionam ainda, no espaço, escolas e secretarias municipais, serviço de segurança e a administração da subagência distrital da Vila dos Cabanos.




REFORMAS

Segundo Martinho, deverão ser procedidas boas e urgentes reformas nos pavilhões e o espaço cresce servindo às instituições de curso superior. Professores de diversas localidades, professores de inúmeras partes, ônibus e caros entrando e saindo, acadêmicos, alunos do nível médio, fazem o grande movimento desse polo que cresce com a dedicação e apoio da administração do professor Martinho, entusiasta pela educação, cidadão consciente e que quer investir tudo que for possível para mudar as estruturas que possibilitem melhor distribuição da renda e uma sociedade mais alegre e mais feliz porque consciente dos seus direitos e deveres.


sábado, 26 de janeiro de 2013

O ZELO, O AMOR E A SIMPATIA DE MARIA IZABEL E EQUIPE NO POLO DA UFPA EM BARCARENA

Investimento em Educação e Cultura
Salomão Larêdo, escritor e jornalista


Especialista em tecnologia da educação pela universidade católica do Rio de Janeiro, a professora Maria Izabel Menezes Pereira é a coordenadora da Universidade Federal do Pará no Parfor/Barcarena, que funciona no polo da Universidade Aberta do Brasil – UAB, na Vila Distrital Murucupi*, bairro de São Francisco, em Barcarena. E faz bem seu trabalho junto com sua equipe, que é pequena, mas se torna grande, pela competência.


Na sala da tutoria, todos encontram abrigo certo e resolução de todas as situações, pois a professora Maria Izabel, casada com o prof. Antonio Carlos, pais de um casal de adolescentes, além da segurança de saber o que faz e fazer bem feito, irradia simpatia e atende docentes e discentes com atenção, afeto, respeito e carinho, procurando solucionar tudo da melhor maneira possível.


CUIDADOS

A preocupação dessa coordenadora com cada professor que vai ministrar disciplinas no campus começa bem antes. Ela confirma a viagem, passa e-mail com croquis indicativo de como chegar ao hotel, ao campus, monitora, pelo celular dela (deve gastar uma boa grana com essas ligações), a viagem do docente, fornecendo dicas, recomendando, providência, hospedagem, vê a alimentação, cuida para que saia tudo a contento do professor, tudo bem, o mais perfeito possível. 

Izabel está em toda parte, nas salas dando avisos, conversando com as pessoas, acertando, fiscalizando, jamais se fecha no gabinete, porque gosta de se comunicar, de ver o que deve ser implementado e, sobretudo, de dar atenção às pessoas e que tudo funcione (equipamentos, condições das salas, material etc) muito bem.

FRUTOS DA BELEZA

Maria Izabel e Jucinéa


É senso comum o elogio ao trabalho que Maria Izabel e sua equipe desenvolvem na UFPA em Barcarena, diferente, alegre, positivo, tudo funciona bem e por isso os resultados boiam e frutificam que é uma beleza.



Cristina


Na secretaria, ela tem o apoio do Evandro e da Cristina e na infra-estrutura, da Jucinéa Nunes Damasceno e da Jean Cleide de Nazaré Pimentel Costa.

ALIMENTAÇÃO



Juci e Jean


Falar em Juci e Jean, essa dupla espalha alegria e simpatia pelo campus, mantendo as salas limpas, organizados os ambientes, fornecendo água e café a docentes e discentes e na hora mais aguardada, refeição caseira gostosa. São elas que servem os pratos, carregam mesas, abrem refrigerante e ainda se preocupam e lidam com qualquer assunto. Isso tem nome e sobrenome: amor ao ser humano, educação, cultura. Percebe-se uma administração integrada e sobretudo, humana, alegre, feliz, que se entende, harmonizada, que procura fazer tudo com amor.

CONTENTAMENTO

Quando a liderança – aí nesse ambiente universitário, exercida pela professora Maria Izabel que executa suas tarefas em perfeita sintonia com o prof. Martinho Barbosa (coordenador do Polo da UAB que abriga diversas instituições de ensino superior, e com quem fizemos pequena entrevista que sai publicada em seguida neste blog e o leitor não perde por aguardar) - funciona, é líder, lidera, mesmo (e liderar dá trabalho), não se vê ninguém de cara feira, aborrecida, trabalha-se contente e se espalha a fraterna convivência que é apanágio de quem faz o que gosta e faz por amor ,consciente do que constrói e executa bem feito, tudo funciona de forma sensata, prudente, equilibrada, equânime. 

Campus UFPA - Barcarena 

SAUDADES 

Parabéns à Maria Izabel e sua equipe por manter um ambiente de felicidade e propício à educação e cultura e por isso sente-se saudades ao deixá-lo e deseja-se voltar, logo. 

*A Vila Distrital do Murucupi se compõe da Vila dos Cabanos, Vila do Conde, Itupanema e São Francisco, tudo, no município de Barcarena, a chamada área industrial). 












sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

YASMIN QUER SER DENTISTA E É LEITORA DE MUITOS LIVROS E CONTA MUITAS HISTÓRIAS

Salomão Larêdo, escritor e jornalista

Tem quatro anos, ainda não sabe ler, mas possui muitos livros em sua casa e adora contar histórias e recriar, inventar, modificar, recontar, coisas que faz com muita facilidade e alegria. Estou falando da meiga Elise Yasmin Rocha, filha de Denise e Elionardo, que nasceu em Barcarena, onde vive e estuda.
 
 
GOSTA DE ESTUDAR
Foi com muito prazer e alegria que fiz uma micro-entrevista com a meiga e carinhosa Yasmin, em Barcarena onde ela mora. Marquei com antecedência o encontro e ela acordou cedo, se arrumou e veio pronta e descontraída, entregou-me um presente: uma bonequinha que fez, de saco plástico e respondeu as perguntas que fiz, tendo como plateia as professoras, amigas e colegas de sua mãe Denise Rocha, alunas do curso de Letras, da Universidade Federal do Pará, em Barcarena, local da conversa e cenário em que Yasmin revelou que gosta de estudar e está no Jardim II da Escola “Bem-Me-Quer” e tem um irmão, o Henrique, mais velho que ela.
 
 
BOA ALIMENTAÇÃO
Yasmin interagiu comigo numa boa, contou, cantou, pediu pra eu cantar, ensinou-me muitas coisas e revelou que gosta de se alimentar, bem.
 
 
 
CRIANÇA SENSÍVEL
Ao final do nosso bate-papo, deu-me um demorado, forte, apertado, aconchegante e terno abraço abraçado e ainda saiu caminhando comigo e conversando, querendo saber da minha vida, quis saber de meus pais. Dei um beijo nessa linda criança, que retribuiu o carinho e voltei com saudades dela.
LEITOR CRÍTICO
 
Salomão, Denise e Yasmin
Esta entrevista com a Yasmin segue a linha das matérias com crianças, que, estimuladas pelos pais, gostam de ler, estudar, são amigas dos livros e da leitura. O amigo leitor pode ler esta e outras neste blog e fazer uma análise e nos ajudar nessa jornada de formar leitor crítico visando uma sociedade mais justa, mais fraterna e mais humana. (Salomão Larêdo)
 

quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

CAMETÁ, COSTUMES E TRADIÇÕES POPULARES

CAMETÁ Vila viçosa de santa Cruz dos CAMUTÁ

CULTURA CAMUTÁ


Cultura Camutá, é uma série de publicações, com diversos livros de títulos variados, um deles é o livro "CAMETÁ Vila viçosa de santa Cruz dos CAMUTÁ", escrito pelo escritor e jornalista Salomão Larêdo. Este livro traz uma mostra sucinta de algumas manifestações da cultura do povo Camutá (cametaense/cametauara) - gentes da nação Tupinambá -, e do Baixo-Tocantins: cordões de mascarados, os Fofós - como os nativos brincavam o carnaval; a Carpintaria Naval - a construção de barcos denominados "marabaenses" e a ilha das flores. Livro com 54 páginas, com textos variados sobre os costumes e culturas do povo de Cametá e um lindo ensaio fotográfico da cidade. Leia:


BOLAS DE SERINGA 

Atrás da casa de minha avó materna, Ana Gonzaga, havia um local que chamávamos de campinho, que era onde se jogava bola. quando a maré era alta, o campinho alagava, era uma delícia o local e ainda rodeado por mangueiras e outras árvores. 

Nesse campinho usamos muitas bolas feitas de látex de seringueira. Eram frágeis, bem leves e por nada, estouravam, furando e se acabando. Quando pegavam chute, a bola, zunia e o barulho delas, era muito engraçado.


                                   Bola feita de látex.

O leitor deste blog pode ler este texto e muitos outros no livro "CAMETÁ Vila viçosa de santa Cruz dos CAMUTÁ" à venda na Livraria da Fox, Trav. Dr. Moraes, entre Conselheiro e Mundurucus, em Batista Campos