quarta-feira, 31 de outubro de 2012

DORIEDSON RODRIGUES


É pelo empenho do meu amigo-irmão prof. dr. Doriedson Rodrigues, que de quando em vez vou a Cametá e participo das coisas da cidade, quase sempre no campus da UFPA onde Gilmar Pereira e Doriedson Rodrigues fazem  excelente trabalho. Com elas, o campus cresceu em quantidade e, sobretudo em qualidade. Há novas construções, diversidade de cursos, boa biblioteca, auditório e excelente corpo docente e agora são montados os laboratórios. Vai ficando uma cidade universitária que ajuda na transformação de Cametá, claro, pra melhor e o resultado desse imenso e desdobrado empenho dos dois professores se pode ver na consciência crítica e política dos que passam pelo campus. A cidade de Cametá é outra e isso se deve ao trabalho do Gilmar e do Doriedson. Parabéns!

terça-feira, 30 de outubro de 2012

MÍDIA CAMETAENSE É COMPETENTE


A Rádio Tocantins AM é a pioneira das emissoras de rádio cametaense e lá pontificam a experiência do radialista Luis Peres e do Mário que ao saberem da minha presença na cidade, não abrem mão da minha presença lá.




Agora temos também a rádio Cametá FM, bem estruturada, de alcance significativo. O radialista Luis Sérgio que já passou por inúmeras emissoras é veterano nessa mídia, também, tem programa vespertino e me entrevistou.

A TV Tocantina tem grande audiência e gente experiente para fazer boa entrevista que foi o que aconteceu com essa minha estada em Cametá para a homenagem do Colégio Atitude e a palestra no campus da UFPA na jornada de Ciência e Tecnologia. Muita gente me vi através das imagens da TV Tocantina e da equipe do conterrâneo Bira.

segunda-feira, 29 de outubro de 2012

GRANDE, BELA E IMPORTANTE ATITUDE: A HOMENAGEM DO COLÉGIO ATITUDE AO ESCRITOR SALOMÃO LARÊDO

Uma das mais significativas  homenagens em sua vida de escritor, Salomão Larêdo recebeu do Colégio Atitude, de Cametá dia 26 em meio a bonita festa preparada pela professora Aurilene Amaral Souza e sua colega Gisély Damasceno Furtado, a coordenação pedagógica de Cleidiane Sanches Santos, Delcilene Sanches Furtado e Nivea da Silva Ferreira e a direção do colégio: Izan Miranda de Souza e Maria Eunice Barroso de Souza.

O escritor  Salomão Larêdo está  muito contente e feliz com a honraria que sublinha  seu  labor literário, reconhecendo a importância que tem no cenário nacional como escritor que provém da Vila do  Carmo, de família pobre,que é jornalista e professor, se formou em Direito, é advogado e pós-graduado em letras, e, registrando o trabalho  ao qual se dedica há quarenta anos:  formar leitor crítico. 
 
 

A homenagem, em meio ao II Café Literário, constou da recepção de uma placa que  foi entregue por um aluno em meio a  muita emoção. A festa foi realizada num salão de recepção  devido ao número de participantes e teve, além da apresentação de vídeo contando a vida do escritor, peça teatral, música e lançamento de livros, a exposição de  obras da cultura cametaense, inclusive o café, na verdade era o chocolate como se faz e bebe em Cametá, que é ralar o cacau,elaborar o chocolate com gema de ovo e farinha de tapioca e que é uma delícia da cultura Camutá.


 
Izan e Maria Eunice de Souza, diretores  do Colégio Atitude  recebem  elogios de toda a cidade e dos  que fazem educação em  Cametá, pelo apoio importante que deram à  iniciativa que teve a professora Aurilene Amaral  e que muda o cenário cultural, uma vez que o objetivo é valorizar o autor local e divulgar sua obra, forma acervo na biblioteca, estimula a leitura e incentiva novos autores.

NOVOS ESCRITORES
O Colégio Atitude promoveu, nessa mesma festa, no II Café Literário, o lançamento dos livros  de inúmeros novos escritores. É uma iniciativa das mais bonitas  e significativas, estimular a leitura e a escrita. Os pais e demais familiares apoiaram e prestigiaram o lançamento dos livros  desses jovens autores que são promessa de uma boa safra de escritores cametaense.  Todos os livros foram esgotados na hora do lançamento.

quarta-feira, 24 de outubro de 2012

LEITOR LÊ EM QUALQUER LUGAR E APROVEITA AS BRECHAS DE TEMPO

 
Flagrei este senhor da foto - nove horas da ensolarada manhã de uma terça-feira de outubro de 2012 - que é motorista profissional de taxi de praça cujo ponto fica na trav. Humaitá, próximo ao hospital “Saúde da Mulher”, lendo. Entre uma corrida e outra, pega seu livro lê porque gosta da leitura, sabe da sua importância. A atitude desse senhor serve de exemplo para todos nós. Quem gosta de ler, faz isso em qualquer lugar e não reivindica conforto e nem local especial, aproveita o tempo e a vida. Ler é mesmo o maior espetáculo da vida!

EVA E ANA VITÓRIA
 
 
Ana Vitória tem cinco anos e Eva, sete e aproveitam o pátio da casa pra estudar. Quando toquei a campainha, elas vieram saber:

- Com quem você quer falar?

E então veio a Cristina Igreja me atender e explicou que elas são suas alunas. Adoram ouvir histórias!!!

LAURA NO MUNDO DA LEITURA
 
 
Domingo de outubro e Laura entra, junto com o pai na revistaria e prossegue na conversa que percebi era uma maneira de convencer o pai a comprar as revistas de que gosta e o Antonio Vieira, o pai, animava ainda mais a filha. Observei o comportamento e pedi permissão pra fotografar a Laura, 3 anos de idade que gosta de ouvir histórias e de estar no meio de revistas, livros, ela conversa e  argumenta bem. Os pais são professores, na cidade de Zé Doca, no Maranhão e estavam passeando em Belém, sabem da importância da leitura, levam a filha a todos os ambientes culturais e o resultado não podia ser outro: Laura vive encantada com o mundo da leitura onde convive com seus pais, feliz!!!!!

 

 

terça-feira, 23 de outubro de 2012

COMEÇA A APARECER A NOVA MATRIZ DA PARÓQUIA DE SANTO ANTONIO DE LISBOA NA BAIXADA DA CREMAÇÃO

 
Na área em que se chamava Coréia, no bairro da Cremação, surge a igreja de Santo Antonio de Lisboa, que vem sendo construída pouco a pouco, de frente para a Rua Conceição quase esquina da dr. Moraes. O bacana  é ver a ação preferencial pelos pobres de maneira concreta. Igreja tem que estar no meio dos mais carentes, dos mais necessitados, dos excluídos para cooperar com sua promoção humana. A construção da matriz entra na sua quarta fase: o telhado.
Coopere!!!
(91) 32722536
 
São 3.246 metros quadrados.

domingo, 21 de outubro de 2012

CABOCO PARAENSE - DE MOCAJUBA - MONSENHOR EDMUNDO IGREJA PODE SER CANONIZADO SANTO PARAENSE

CORRE PROCESSO NO TRIBUNAL ECLESIÁSTICO DO PARÁ



Neste domingo, há poucas horas, o Papa Bento XVI canonizou sete santos. Corre, no Tribunal Eclesiástico do Pará o processo que colhe subsídios para que a igreja no Pará apresente dados à beatificação e depois canonização do primeiro santo paraense que pode ser o  Monsenhor Edmundo Armando Saint-Clair Igreja, que nasceu no povoado de Putiri, região do Tauaré, município de Mocajuba na região do Baixo-Tocantins, em 1914, ordenado sacerdote em 1947, vigário de Queluz em 1948 e Vigário da Paróquia de Curuçá, Maparanim e São Caetano, em  1950 e falecido em 1996. Conhecido como Apóstolo do Salgado, o mocajubense  tem fama de santidade e todos devemos cooperar para que esse processo tenha sequência de vez, que em 1996,  no  mesmo ano que faleceu  Mons. Edmundo, que fundou o Movimento Providentino, morreu, em Roma, o italiano   Igino Giordani, que foi senador e  com Chiara Lubich, co-fundador do Movimento dos Focolari e o primeiro focolarino casado, tem também  fama de santidade e seu processo encontra-se bem adiantado. Quando estive, com Maria Lygia, em Roma , em 1987, passamos no convento de Piamarta. Há horas, Giovanni Battista Piamarta, fundador  do movimento Sagrada Família de Nazaré foi canonizado santo pelo Papa. Quando será a vez do santo paraense? E aqui temos muitos processos, como por exemplo, o de dom Milton Pereira, Arcebispo de Manaus e natural de Cametá, colega  de seminário de Monsenhor Edmundo Igreja e os santos populares: Camilo Salgado e Severa Romana, entre outros. Vamos movimentar isso?

sábado, 20 de outubro de 2012

IV SEMANA DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA NA AMAZÔNIA TOCANTINA COM SALOMÃO LARÊDO

O escritor e mestre em Teoria Literária Salomão Larêdo estará na IV Semana de Ciência e Tecnologia na Amazônia Tocantina, Campus da UFPA em Cametá, no dia 26 de outubro, às 20h. Participação ampla é esperada nesse dia. Inicialmente o horário estava para as 16h, mas o escritor estará à tarde sendo homenageado no Colégio Atitude, a convite de professora Aurilene.

A IV Semana de Ciência e Tecnologia na Amazônia Tocantina inicia no dia 25 de outubro.
Maiores informações:
 
 

quinta-feira, 18 de outubro de 2012

A SITUAÇÃO

O JACARÉ INOCENTE DA SÍRIA

Existe esse tipo e com ele, Maria Siria Martins de Lima, abaetetubense, ganhou prêmio.
 
 
Ela é artesã, faz brinquedo popular de miriti e pensou algo diferente, fazer um jacaré que fosse inofensivo, a criançada pode brincar com ele, é inocente, igual a elas.

 
Ela é artesã, faz brinquedo popular de miriti e pensou algo diferente, fazer um jacaré que fosse inofensivo, a criançada pode brincar com ele, é inocente, igual a elas.

Valorize o que é nosso, compre brinquedos de miriti pra suas crianças!

O PAJÉ DE PORTUGAL
“Pensada como uma sociedade eminentemente católica, Portugal estabeleceu com o Brasil e a Amazônia um mundo original e heterodoxo para os padrões oficiais da Igreja, para as instituições de governo e até para os intelectuais da época”.

O CHEIRO DO ALHO AFASTA A FEITIÇARIA
 
 
Neste livro – ENTRE MARES O BRASIL DOS PORTUGUESES – os nossos autores, pesquisadores, contam muito do que devemos saber sobre o Brasil dos Portugueses. Tem, por exemplo,  as histórias do Manoel dos Santos, o pajé de Portugal que morou em Belém no final do século 19, na Estrada de Nazaré, hoje avenida  por onde passa o Círio. Quem conta é o prof. Aldrin Moura de Figueiredo. Procure  ler, você encontra a obra, organizada pelos professores Fernando Souza, Maria de Nazaré Sarges, Maria Izilda Matos, Antonio Otaviano Vieira Junior e Cistina Donza Cancela ,  nas livrarias de Belém. Leia!

CARROS DE MÃO
Saia de madrugada de sua casa e passe nas  imediações  da Praça dom Pedro II, na Cidade Velha e caminhando  em direção ao Ver-o-Peso, vc vai ver centenas de carros de madeira sendo levados por tração humana para o carreto de mercadorias. Depois eles são recolhidos num casarão – veja a foto – para o dia seguinte  nas mesmas tarefas.
 
 
A AUTOMAÇÃO É O FUTURO DO HOMEM?
É o chamado sub-emprego, onde muitos ganham a vida, sem nenhuma perspectiva  ou segurança, onde o importante é a força bruta. Pelo número de carros podemos medir como anda a nossa economia, o perverso do capitalismo selvagem  e arrogante  que exclui – quem não sabe ler nem escrever -  milhares do mercado de trabalho, e o jeito que tem é ir para o chamado “mercado informal”, neologismo que esconde a real situação econômica em que vivemos. Nesse sentido, evoluímos ou involuimos?

terça-feira, 16 de outubro de 2012

EDWIGES - A IMAGEM DA SANTA, QUEBRADA, RETORNA AO ALTAR

No seu dia, a  imagem  original de Santa Edwiges retorna, restaurada, à  sua  igreja, na Nova Marambaia, depois de ter sido quebrada.
A padroeira dos pobres e endividados será abençoada e poderá ser venerada em seu altar. Na sequência de fotos, o fato, como a imprensa registrou à época.
 


 
 

segunda-feira, 15 de outubro de 2012

DO DIA DO MESTRE AO MANTO DA VIRGEM E AS ESTIMAS COM OS AFETOS AS PRESENÇAS TUDO EM DROPSTEXTO


VEJA E LEIA OS TEXTOS SEQUENCIAS COM FOTOS

O MANTO DA MESTRA, EDUCADORA

Ah, o mestre se empenha e faz brotar o saber do discípulo. Todo dia é dia do mestre, da educação, do educar. Com o manto da Virgem de Nazaré - (mãe, educadora, pedagoga – fazei tudo que ele vos disser - e rainha do afeto) - feito de miriti e com acabamento ou debruado de papel-jornal, o artesão, dá as coordenadas ao investimento profundo: educação, amor, meio-ambiente, ética, tudo é material de que precisamos para obtenção de sociedade mais justa e mais igualitária. Feliz Dia do Professor, dia do Mestre! Agradeço todas as mensagens com um especial abraço


DEIXA COMIGO E CONFIA EM DEUS, SALOMÃO

Quando eu fazia, junto com os competentes e experientes profissionais do rádio, o arguto Celso Freire e a seguríssima e atenta Heloisa Hunn, ontem, Dia do Círio, a cobertura do Círio 2012 pela rádio CBN/Liberal, após a prece que sempre a Heloisa , há 12 anos (tempo que faço, junto com ela, os comentários do Círio, em rádio) solicita, no momento em que a berlinda passa à nossa frente, que eu faça, ao concluir de devolver à Virgem de Nazaré o poema que ela é da própria poesia, é a oportunidade especial de fazer meus pedidos à essa amada mulher da minha vida e imaginando que ela avançaria sem que desse tempo desse conversa ao pé do ouvido com a Nazica, eis que ela para bem na minha direção e me diz: fala, meu querido filho, e aí, segurando em seu ombro e olhando em seus olhos divinos, peço pela saúde da mulher amada da minha vida, a meiga Maria Lygia, peço pelo Filipe, meus irmãos, familiares todos, parentes, amigos e toda a humanidade e então ela segue e agradeço essa deferência especial e sinto que mais uma vez ela me diz: fica tranquilo, deixa comigo e confia em Deus! É uma emoção imensa e então, lembrando do leitor deste espaço, fiz a foto que ilustra este dropstexto.

OS GUEDES MOURA NO CÍRIO

Somos amigos da família Guedes Moura, de Manaus. Alguns vieram passar o Círio em Belém, acompanharam a trasladação, nosso encontro familiar na casa da Marta, a missa na Catedral, de madrugada, viram a saída do Círio, foram atrás de açaí com farinha de tapioca e depois de saborear o gostoso  açaí, Socorro, Reinaldo e Solange se meteram no fordunço do Círio e depois nos reunimos novamente em nosso apartamento, Maria Lygia toda feliz e atenta para que nada faltasse e sentamos para almoçar as deliciosas iguarias preparada pela Márcia. viajaram de madrugada e já estão no batente no Tribunal de Justiça onde Socorro é competente desembargadora e as irmãs, militam também na área jurídica, Reinaldo é empresário e assim já os aguardamos para outra oportunidade de renovar estima, afeto e amizade iniciada e construída com a família do Juca e Socorro e lindos filhos, a matriarca dona Raimunda, Zulmira, Reinaldo e Solange, amigos mais que amigos, irmãos. Na foto que fiz ontem a noite, na sacada de nosso apartamento, toda a turma com Maria Lygia, que lindo!!!!

CIRIO DE AFETO

O Círio é inenarrável em razão de nossa incompletude, pois cem por cento, só Deus-Pai. Mas, procuramos dizer com palavras sua exuberância, principalmente quando fazemos isso através de uma emissora de rádio, como foi o caso, mais uma vez, neste Círio 2012 através dos comentários pela Rádio CBN/Liberal.




Cirio lindo, fluiu com elegância, em paz, em harmonia, momento de fé e de amor. Mas, a corda da trasladação foi seccionada nas imediações da Estação das Docas. E, no dia do Círio, na frente do local de nossa transmissão, na Av. Nazaré.
Todavia, isso não tirou - porque nada tira o brilho dessa linda homenagem à Virgem Santíssima de Nazaré - o brilho e não abalou e não atrapalhou em nada a Procissão. Mas, o Círio é do povo e ele sempre sabe conduzir bem essa linda Senhora de Nazaré em seu trajeto até seu santuário onde vela por todos nós.

domingo, 14 de outubro de 2012

CHEGOU O DIA DA QUERIDA FESTA DA MÃE DE JESUS

O NOSSO GRANDE, FAMOSO E EMOCIONANTE CIRIO DE NOSSA SENHORA DE NAZARÉ!!!!!!!!!



Maria Lygia e eu, temos imenso amor pela Virgem de Nazaré. Maria Lygia, com seus dons, aprontou desse jeito - como se pode ver nas fotos - a entrada de nosso apartamento.



É uma homenagem à Nossa Senhora de Nazaré e maneira carinhosa de receber a todos que nos visitam, para que, entrando ou saindo, permaneçam no aconchego dessa doce Mãe que é um imenso céu que contém o Amor.



Feliz Círio! Maria de Nazaré, Virgem Poderosa, faz mais forte a nossa Fé em Deus que é Pai todo Poderoso, para quem nada é impossível!!!!

sexta-feira, 12 de outubro de 2012

ESSE TAR DE SEBRAE

Estive na manhã desta sexta-feira, na “Feira do Círio e do Miriti”, na Praça Waldemar Henrique e, para não ser cem por cento, apenas um artesão do miriti , com quem conversei, estava contente –“aqui estamos abrigados do sol e da chuva”, os demais, insatisfeitos com o ambiente fechado – “parece um circo” -, muito normatizado e cheio de regras, com hora pra abrir e fechar. “Onde já se viu uma feira abrir às 9 horas e fechar dez da noite? E que não nos dá chance de elaborar o artesanato? “Ou seja, eles só podem vender, fabricar, não. E indicaram não ser “mendigos” como teria sido chamados por alguém da direção com que estão magoados pela incompreensão inclusive de não ter onde se alojar. “...viemos do interior e não temos conhecidos aqui...”. “... Se Deus quiser, para o ano, não vamos mais estar de parceria com “esse tar de Sebrae”.


Mesmo sabendo de toda boa intenção e vontade e do empenho do Sebrae em ajudar e ofertar melhores condições, o certo é que fica uma lição: na cultura popular não se deve interferir, principalmente na produção espontânea, como é o caso dos que sabem trabalhar com o miriti. Eles se sentiam mais livres quando o ambiente era de feira, na praça do Carmo ou na Sé. “Lá a gente chegava e vendia a qualquer hora, fosse 2 da madrugada ou 7 da manhã, todo mundo passava, até nos ônibus e nos via, aqui, estamos escondidos, limitados no tempo e no espaço...”


O QUE PUDE VER, CONSTATEI E DEDUZI:

O ambiente com o conforto do ar refrigerado é ótimo, mas, é pequeno e em razão disso congrega poucos artesãos em pequenos boxes. Os artistas são acostumados a elaborar suas peças ou dar-lhes acabamento no local da exposição e ali, realmente não há condição. Talvez pela insatisfação, o ambiente, pelo menos no tempo em que lá estive, estava pesado, tenso, triste, nem parece que estamos no tempo do Círio, que é uma magia de amor e paz em toda a cidade. O caboco paraense gostar de liberdade, ambientes abertos, transparentes, todo mundo passando, falando, rindo, comentando, galhofando e isso faz a festa, trás alegria e uma musicalidade especial, sobretudo na véspera do Círio onde a emoção está em toda parte e o brinquedo de miriti é um componente importante da festa de Nazaré.


A comparação que se pode fazer, é como se alguém tentasse colocar a feira do Ver-o-Peso com toda aquela algazarra, brincadeira, bizarrice, odor de gente, de comida, de fruta, num armazém fechado e com normas rígidas inclusive com horários pra isto e aquilo? Ficaria sem graça, não seria feira.


Cheguei às 8h30 na praça e recebi a informação dos guardas de segurança de que só abriria às 9 , como de fato, acontece nos shópingues. Reclamei, mas, esperei a hora determinada. Mas, ao entrar, um senhor me disse baixinho: “não se preocupe, ano que vem ,estaremos livres dessa burocracia, na praça, só nós, sem o Sebrae”. 


Alguém pode até manobrar as massas, mas o povo, jamais. O caboco paraense é povo, sabe o que quer, sabe o que fazer, como fazer e faz bem sua arte popular, sem tutelas. Foi o que deduzi.

Penso que uma conversa franca, um meio termo entre as coisas, um modo inteligente e competente de negociar com o artista popular pode gerar uma solução que viabilize a convivência e contemple a sequência de uma mostra tão rica e importante que é a nossa cultura popular que precisa ser mais apoiada e elaborada esteticamente, estimulada, desenvolvida e mais conhecida. Fica a dica.


quarta-feira, 10 de outubro de 2012

terça-feira, 9 de outubro de 2012

ESSA BORBOLETA FELIZ!!!

MÔNICA É A BORBOLETA FELIZ

Essa criança linda da foto se chama Mônica, é filha da Ana Cristina e do Mauro, tem cinco anos, e está no Jardim II em Belém, é irmã do Gabriel, que tem 21 anos. A Mônica escolheu a roupa da borboleta e faz a alegria de todos nós neste tempo de Dia da Criança. A Família da Mônica é muita unida e está contente em ver em saber que ela foi a escolhida para receber, em nome de todas as crianças, a homenagem pelo grande dia da criança que, sabemos é todo dia.



No comércio da 13 de maio, essa mocinha da foto – passeando com os pais - apreciando as mercadorias nos tabuleiro, exibia-se, feliz em trajes borboleta, certamente, o que pedira  para desfilar sua alegria no seu dia. Feliz criança, todo dia!



segunda-feira, 8 de outubro de 2012

QUEM SE MOSTRA É CURUÇÁ

Na sequência colocada das fotos e dos fatos de Curuçá à mostra à análise de quem visita nosso FB e Blog. Conheça e valorize o Pará, sempre tão belo e tão forte!


TRAPICHE



No trapiche antigo que abriga a secretaria de turismo e ações turísticas como o carimbó, a praça se integra à paisagem bonita do antigo largo dr. Malcher e todo o mangue pode ser apreciado quando a maré vazante mostra seus canais e peraus, um olimpo de encantados, bem visível que pode se tornar espaço de puro lazer e prazer com os lagos e canoas que demonstrarão tempos jesuítas na identidade dos moradores.



E só completar a obra iniciada. As gentes da cidade e os turistas aguardam!


ARTISTA PLÁSTICA



Shirlene Barbosa, dona de casa cheia de atividades, pinta nas horas vagas suas telas que não gosta de mostrar, é apenas à apreciação dos familiares. Aqui, a foto demonstrativa de telas aguardando exposição.




MUTUCAL


O lugar apresenta suas flores e cores como os da capela.




Há um slogan, parece que é da campanha política, mas vale a pena, o lugar precisa e merece, mesmo.




Até o que é proibido vender, dessa forma, pelo perigo, existe, daí a frase fazer mais sentido.


É bom o registro da campanha política, as mulheres dominando o cenário.



OS CANDEEIROS E LAMPARINAS



Lá no Mutucal, a memória recente de como as casas no interior da Amazônia são iluminadas, inobstante a riqueza hídrica, os megawattes que as hidrelétricas geram e exportamos.


AS CRIANÇAS DE CURUÇÁ


No semblante das crianças, a vida que levam no interior amazônico, aqui, as de Mutucal.





CLUBE DA CIDADE



O nome é o registro: Curucá Esporte Clube. Casa de Farinha na praça, no festival folclórico.