domingo, 30 de setembro de 2012

ESTAÇÃO DO ABANDONO

A antiga estação do trem da Estrada de Ferro de Bragança, na praça da matriz, em Icoaraci, está tão carente de atenção que dá pena. E poderia ser um espaço cultural. Igual a tantos outros prédios históricos, em Icoaraci e, em Belém, este vive o abandono.
E imaginar as possibilidades daquela estação fervilhar de gente em locomoção pelas estradas da vida  onde o trem, em ramais ampliados, os levaria além de Bragança,  a estrada de ferro servindo ao povo em  viagens de reduzidas tarifas. Voa, imaginação...

sábado, 29 de setembro de 2012

REZADEIRAS DO SANTO



Emanuel Maia de Souza, formado em Letras, é pesquisador e faz levantamento das rezadeiras de São Miguel do Guamá. Mesmo sem apoio, ele prossegue pesquisando por conta própria e anotando as cantorias populares, notadamente as ladainhas.



sexta-feira, 28 de setembro de 2012

O CENTRO DE MEMÓRIA DA AMAZÔNIA AJUDA CONHECER PARA CRESCER


Para ajudar o outro a crescer e a conhecer, eis a importância do multiespaço do centro de memória da Amazônia que o professor Otaviano Junior dispõe às escolas. Basta um toque e pronto, as possibilidades se escancaram. Marque ponto. Visita o CMA.

Veja a postagem blog que foi publicada no blog do Centro de Memoria da Amazônia:

SALOMÃO LAREDO NO CENTRO DE MEMÓRIA DA AMAZÔNIA

Recentemente, o prof. Salomão Laredo esteve no Centro de Memória da Amazônia ministrando a palestra: Educação - Cultura e leitura na escola - o prazer de ler e pensar - o leitor crítico. Todos os participantes sentiram-se muito estimulados e interessados pela leitura de várias obras citadas pelo professsor e também pela própria construção de hábito de leitura que Salomão faz no decorrer de sua palestra. Houve perguntas de alunos da rede pública de ensino e sorteio de livros.

Prof. Salomão Laredo
A parceria e valorização de saberes em função de uma melhor educação em nosso Estado.

A aluna da escola Benjamin Constat se sentiu muito feliz com a oportunidade de conversar com o professor Salomão Larêdo e quer fazer o curso de jornalismo.


quinta-feira, 27 de setembro de 2012

NOSSA CONVERSA LITERÁRIA NA FEIRA PAN 2012

Eu e o colega escritor Benilton Cruz atendendo convite da Secult estivemos na Feira Pan Amazônica do Livro para um gostoso bate-papo com o público.
 
 
 
Só gente inteligente e interessada no que é bom, compareceu. Pessoal, na platéia, alto nivel, interagiu conosco. Agradeço à Ana Catarina, diretora de Cultura da Secult, pelo convite, apoio pessoal e de sua equipe simpática que ficou conosco, aos amigos da Livraria da Fox, agradeço à Ana Catarina, diretora de Cultura da Secult, pelo convite, apoio pessoal e de sua equipe simpática que ficoi conosco, aos amigos da Livraria da Fox, agracendo a jonalista Joice Bispo, pela competente mediação.
 
 
Salomão Larêdo e Nei Mendes, da Fox
 
A atividade foi perfeita e valeu muito. Foi a conclusão a que chegamos, eu e o Benilton. Obrigado a todos que nos prestigiaram valorizando o que é nosso com ação política  concreta  no comparecimento, no carinho e afeto pessoal e não apenas retórica virtual.
 
Salomão Larêdo e Lucinete Tabosa (Secult)
 
Depois vieram os autógrafos com muio leitor interessado nos livros e as fotos comprovam a beleza que é a festa do livro para quem faz da leitura, vida. Valeu!! (Salomão Larêdo)
 
 
 

A BELEZA DO POVO QUE FAZ CHOVER CULTURA

Salomão Larêdo
 
O GUAMÁ NA VIDA DE SÃO MIGUEL E NA MINHA
Mais uma vez o povo de São Miguel do Guamá deu show de cultural na XVI Feira Pan Amazônica do Livro através das escolas da bonita cidade de São Miguel do Guamá que a Secretaria Municipal de Educação trouxe a Belém a convite da Secult. Por isso, o Paulo Chaves, a Ana Catarina Brito e o Paulo Lira estão de parabéns por essa ação política e cultural  que é  esse processo de valorizar  o artista da terra e  as gentes  e a cultura dos nossos municípios.
 
FAZ DE CONTA COMPETENTE
A manhã do dia 26 de setembro está gravado na memória pela exuberante beleza das apresentações culturais preparadas com carinho, amor  e sobretudo competência e alma pelos estudantes, professores e todo o corpo técnico das escolas e da secretaria.
 
Mulher da teta grande
 
Foi um show especial que já é fruto do que a secretaria de educação municipal de São Miguel vem investindo  por meio do laboratório cultural e assim, avultam o espetáculo do “Boi faz de conta” que o professor Antonio Ferreira criou, atualizando mito e lenda numa apresentação híbrida de elementos de nossa cultura como a cobra grande, a mulher da teta grande, o pajé, num musical que diverte e educa, motiva, encanta e preserva o folclore nas composições que o Paulo Vitor estoura com sua voz possante, indicando que estão surgindo profissionais nas diversas vertentes da arte que vai debulhando valores na Escola de Música, todos integrantes do GECOP- Grupo de Expressão Cultural Operário, porque são alunos da Escola Municipal São José Operário onde o professor  Antonio pontifica competentemente.
UMA INVASÃO POÉTICA
 
 
E o que dizer do grupo “Invasão Poética” que inundou também competentemente o ambiente dizendo poeticamente todo o conteúdo do meu livro de poemas  “Marcas d’água” que fez  todo mundo se emocionar com a expressão corporal que imanava da alma deles, pré-adolescentes, rapazinhos e mocinhas que vieram depois saber comigo, delicadamente, nas veredas do hangar, na movimentada feira, o que me encantava, o que me motivava a escrever, pois eles queriam seguir a minha trilha, e esse gesto deles, claro, traduz afetuosa de sensibilidade, que, certamente, eles trazem da família e aprimoram na escola!!!
O FUTURO DO TEATRO
E  a arte cênica mais uma vez brilhou traduzindo “Os grandes lábios de Belém” num tratamento plástico de teatro moderno, mostrando Belém, o cenário social de nossas vidas e nos pondo a refletir as situações do cotidiano veropesiano e o mito e o real, todos, atores, brilhantes, competentes e seguros pela direção firme e doce da professora Edna e  seu grupo da Escola Estadual Irmã Carla Giussani que cresce nessa difícil expressão artística. Certamente um novo modo de fazer teatro vem de São Miguel do Guamá e passa por esse grupo de atores que se esforçam e vibram com todo amor a arte que eles transmitem.
RAIZES DO GUAMÁ
E A VOZ DA KEILA
 
 
E para fechar a apoteótica manhã, eis que surge o grupo “Raízes do Guamá”, afinado conjunto  musical de carimbó que encantou e seduziu toda a plateia com a maviosa e segura voz da  professora Keila, que dirige com carinho e afeto, o laboratório cultural da Escola Padre Leandro Pinheiro e forma, com os próprios funcionários, um dos mais significativos grupos de carimbó dessa região. Eles deram e fizeram um show especial que atraiu, mundiou todo mundo pela expressividade musical que Karina presenteava os ouvidos e a alma de todos que estavam naquele momento fruindo poesia.
AFETO QUE NÃO SE ENCERRA
Sem dúvida que recebi, na manhã do dia 26, outro grande presente – São Miguel do Guamá já havia me homenageado no mês de agosto, com uma festa cultural especial na cidade -  outra homenagem que, como a anterior,  guardarei num lugar especial no meu coração, agradecido pelo carinho com que me trata o povo de São Miguel do Guamá, pelo respeito à minha arte, à minha pessoa, ao meu texto e isso, sem dúvida, marca indelével, poética e amorosamente a minha vida.
 
 
Muito obrigado Paulo Lira e equipe; a amiga e profa. Edna com seu marido e filhos, ou seja, sua família presente a me presentear com afetos; a querida Keila, o caríssimo Antonio Ferreira, Cristiana, técnicos, alunos professores e toda gente amiga desse grande município  de São Miguel do Guamá que festejou, no auditório “Dalcidio Jurandir’, do hangar,  com mastro, estandartes e alegria, a festa do padroeiro que culmina dia 29, quando o mastro será depositado nas águas do  rio Guamá em cujos lábios, todos irão cantar as alegrias e o amor que a Keila tão bem traduziu na canção sobre rio que chove emoções, carinho, ternura, afeto e muita, muita vida. Viva São Miguel!!!!! Obrigado.
 
 
OBS: Se você quiser ver todo este espetáculo, a diretora de cultural da Secult Ana Catarina Brito me confidenciou que convidará essa turma de São Miguel do Guamá, para se apresentar, em novembro, no grande Salão do Livro de Paragominas”, no mês de novembro, deste ano, para fechar com chave  de ouro,  as atividades  da  Feira Pan.

PARAENSE NÃO SERVE PRA SER BISPO?


Não entendo essa política eclesial de não valorizar o que é nosso. Será que não existe nenhum padre paraense que sirva pra ser bispo de seu próprio povo aqui na Região Norte, na Amazônia, no Pará? Analise, amigo leitor, a situação hoje, veja só:

O Vaticano nomeou recentemente o bispo de Abaetetuba, que é italiano, para ser bispo de Santarém, diocese que vinha sendo administrada pelo Padre Luiz Pinto, que é santareno.
Bispo de Abaetetuba


O bispo de Marabá, que era italiano, morreu e quem administra a diocese é o bispo de Cametá, que é espanhol.

O bispo de Castanhal, é italiano, que já foi de Belém. O bispo de Bragança, italiano. O bispo de Conceição do Araguaia, francês; o bispo de Macapá, italiano. O atual  bispo auxiliar de Belém, é português.

O bispo do Xingu é austríaco, de Ponta de Pedras, italiano, do Marajó, espanhol; o bispo de Óbidos, é alemão.

Para quebrar o galho, a Santa Sé coloca um, o de Iatituba, que é brasileiro para não chegar aos cem por cento os bispos do estrangeiro aqui no Estado do Pará. Sem nenhum xenofobismo, nada contra os estrangeiros, mas porque a perpétua dominação italiana no Pará? Porque não vem bispo cubano ou xexeno ou chinês ou japonês, colombiano ou judeu?

Será que nas dioceses italianas há algum bispo brasileiro? Nenhum.

Na verdade, pra igreja, nós, aqui na Amazônia, no Pará, continuamos terra de missão, colônia. O Pará, para o Vaticano, continua sendo terra de gente bronca que não sabe se auto-gerir e precisa de bispos de fora. Será que os padres daqui não servem pra ser bispos, de sua própria gente? Pense nisso!

quarta-feira, 26 de setembro de 2012

HOJE, SALOMÃO LARÊDO ESTARÁ NA FEIRA DO LIVRO 2012


HOJE, DIA 26

O ESCRITOR PARAENSE SALOMÃO LARÊDO
UM DOS  MAIORES NOMES  DA NOSSA LITERATURA,
ESTÁ  NA FEIRA PAN AMAZÔNICA  DO LIVRO PARA UM BATE-PAPO LITERÁRIO .
APROVEITE, VENHA VÊ-LO E OUVI-LO.
VALORIZE O QUE É NOSSO!
É no  Hangar, auditório Dalcidio Jurandir – 1º andar – às 17h00 hs
O escritor Salomão Larêdo vai autografar seus livros
 
 
 

terça-feira, 25 de setembro de 2012

CUPIJÓ, CAMETAENSE, GÊNIO DA MÚSICA


Salomão Larêdo*
Em homenagem ao Mestre CUPIJÓ, ao grande maestro cametaense, que hoje perdemos, republico o material cumprimentando seus familiares, especialmente o professor José Carlos Castro, filósofo, que guarda longa enfermidade em Belém.




Dói muito perder um ser humano, especialmente quando este é um gênio  da arte  que é musa exigente e Cupijó, como que cumprindo uma exigência dessa musa  deu sua vida pela arte  e  foi espremido, até ao último suspiro, no tipiti da insensibilidade, falecendo, sem receber  do pessissimo sistema cultural  e  de saúde, a devida assistência. Mas, valendo-me de Guimarães Rosa, Cupijó não morreu, encantou-se – aliás, Cupijó sempre foi um encantado, sempre nos encantou, nos mundiou com sua arte que nós não soubemos valorizar -  entre as notas musicais de nossa estima por ele, o mestre, o músico, o gênio o cametaense que é inteligente e gênio porque soube saborear cabeça de mapará, como dizia o escritor Victor Tamer. Siriá, Cupijó!!!!!!!!!!!!!


 
HOMENAGEM AO MESTRE CUPIJÓ FAZ-SE IMENSO CLAMOR!!!
PEÇO ÀS AUTORIDADES CULTURAIS DE CAMETÁ, DO PARÁ E DO BRASIL A HOMENAGEM AO MESTRE CUPIJÓ, GÊNIO DA MÚSICA, QUAL OS SATIRO DE MELO, TODOS CAMETAENSES.

CAMETÁ E OS CAMETAENSES PRECISAM VALORIZAR SEUS ARTISTAS
Salomão Larêdo*

Publiquei aqui neste blog (http://slaredo.blogspot.com) e no meu Facebook (http://www.facebook.com/salomao.laredo#!/salomao.laredo), há alguns dias, a situação grave  de saúde do nosso Mestre Cupijó.

Há muito venho escrevendo e solicitando que os cametaenses prestem grande homenagem a ele.

Dentre outros artigos que escrevi na grande imprensa de Belém, vou destacar o que abaixo republico - publicado há uns dois anos,in Jornal O Liberal -. E apesar dos insistentes apelos, nada até hoje, que eu tenha conhecimento, foi feito nesse sentido.

Aproveito a oportunidade para novamente fazer a mesma solicitação ou apelo: vamos  valorizar e homenagear nossos ícones culturais, nosso artistas,  quando eles estão entre nós.

Faz-se imenso clamor!!!!!!

MESTRE CUPIJÓ
Salomão Larêdo*
Volto a relembrar alguns nomes que avultam na cultura cametaense, sublinhando aqui que são realmente apenas alguns,  repito, apenas alguns,  na  arte literária, na escultura, na  música e na pintura , nomes que, apesar de seu alto valor e importância, há uma tendência de todos nós  ao esquecimento.

Na literatura: Luis Barreiros, Juvenal Tavares, Ignácio Moura, Victor Tamer.
Na música, Job Melo, Serrão de Castro, e os Satiro de Melo: Benedito, Raimundo, Nazaré, Conceição, Izabel, Élio...

Na pintura: Veiga Santos,Andrelino Cota...
Na escultura: Jeremias e Raimundo Penafort...

Os artistas acima citados, são falecidos.
Mas está vivíssimo este que agora sublinho e que se chama Joaquim  Maria Dias de  Castro, o nosso muito querido mestre Cupijó.

Não me canso de ressaltar a importância do maestro Cupijó na área da música, em Cametá, recordando ao leitor que, em  outros textos, aqui neste espaço,  já solicitei às autoridades do município de Cametá e às autoridades culturais do Pará para que se promova grande homenagem, a este  destacado compositor que, em sua residência em Cametá, permanece  produzindo,  compondo  música de raiz cametaense e universal, volume de trabalho significativo que merece e precisa ser gravada em tecnologia moderna  e registrada as partituras no suporte  livro .
Chamo novamente a atenção porque temos o péssimo costume de  não valorizar o que é nosso. Quem sabe comecemos a mudar essa situação, promovendo grande evento que destaque  a produção vasta desse músico cametaense, filho de outro expoente, o professor Joaquim Serrão  de Castro Filho. E para que essa homenagem seja inda mais completa, consagre-se em homenagem também seu irmão, o professor José Carlos Castro e, o constante parceiro do mestre Cupijó, o poeta Alberto Moia Mocbel.
_______________________________
 (*SALOMÃO LARÊDO, advogado, Jornalista e Escritor)



SALOMÃO LARÊDO NA FEIRA DO LIVRO


AMANHÃ
O ESCRITOR PARAENSE SALOMÃO LARÊDO
UM DOS MAIORES NOMES DA NOSSA LITERATURA,
ESTARÁ NA FEIRA PAN AMAZÔNICA DO LIVRO PARA UM BATE-PAPO LITERÁRIO.
APROVEITE, VENHA VÊ-LO E OUVI-LO. É DE GRAÇA!
VALORIZE O QUE É NOSSO!
É no Hangar, auditório Dalcidio Jurandir – 1º andar – às 17h00.
O escritor Salomão Larêdo vai autografar os seguintes livros:
 
 
 


EMPRÉSTIMO DOMICILIAR DE LIVRO - Senai/Fiepa

A BIBLIOTECA DO SENAI É ESPECIALIZADA NA ÁREA TECNOLÓGICA E FAZ EMPRÉSTIMO DOMICILIAR DE LIVRO POR SETE DIAS!!!!!!



SIMONE SOARES VALADARES é a bibliotecária chefe da Biblioteca Integrada do Sistema Senai/Fiepa, que funciona no Centro de  Educação Profissional Getúlio Vargas. Conhecido como Núcleo de Informação, contém acervo técnico especializado, ou seja, atende áreas da eletrônica, eletricidade, informática, mecânica, alimentos e outros. O horário de funcionamento da biblioteca é de 7h30 às 17h30 e a entrada é pela tv. Barão do Triunfo, no bairro do Marco.



O bacana é que a Simone me informa que a comunidade do entorno  usa essa Biblioteca, bem como os estudantes das faculdades próximas, sobretudo pessoal da área tecnológica. Simone Valadares também informa que na Biblioteca do SENAI funciona o sistema de empréstimo de livro domiciliar, por sete dias e que faz normalização de  documentos e orienta o usuário em todas as questões relacionadas à área da tecnologia, o que, aqui pra nós, é muito importante por que, em Belém, estamos nos  desenvolvendo muito rápido nessa área.

___________
Lembrete: Caro amigo leitor,
Estarei, no próximo dia 26 (quarta-feira), no Auditório Dalcídio Jurandir às 17hs na Feira do Livro 2012, em um bate-papo literário, ocasião em que autografarei meus livros. Vou te esperar!



segunda-feira, 24 de setembro de 2012

CÍRIO 2012

 
 
 
 

“CÍRIO É ESPONTANEIDADE QUE O POVO FAZ COM OU SEM DINHEIRO”


O QUE DIZ A IMPRENSA E O QUE COMENTA O ARQUITETO PAULO CAL, NA COLUNA DO RONALDO FRANCO. SOU DESSA CORRENTE E COMUNGO DA OPINIÃO DO PAULO. E VOCÊ?
________________
Lembrete: Caro amigo leitor,
Estarei, no próximo dia 26 (quarta-feira), no Auditório Dalcídio Jurandir às 17hs na Feira do Livro 2012, em um bate-papo literário, ocasião em que autografarei meus livros. Vou te esperar!




domingo, 23 de setembro de 2012

EM CLIMA DE CÍRIO

Os arranjos artisticos de Maria Lygia manifestando o clima do círio nesta Belém do Pará abençoada por Deus e protegida pela Virgem de Nazaré em quem ela confia e se fia numa filiação de puro amor!




 
 
__________________

Lembrete: Caro amigo leitor,
Estarei, no próximo dia 26 (quarta-feira), no Auditório Dalcídio Jurandir às 17hs na Feira do Livro 2012, em um bate-papo literário, ocasião em que autografarei meus livros. Vou te esperar!


sábado, 22 de setembro de 2012

OS BIQUINIS DA DE LOURDES

Fui ver os biquínis da de Lourdes e gostei muito do que vi.

Com a minha mulher Maria Lygia, que é irmã da  de Lourdes, visitamos
A loja-ateliê “Lourdes Nassar Biquinis”, que, como dizem, é um escândalo em biquínis de todo tipo, cores modernas, tamanho, design da estação, hobjetos do desejo do presente e do futuro, pois  a de Lourdes, minha cunhada, igual a Maria Lygia,   tem mãos, cuca e olhos de fadartista e muito bom gosto, sobretudo  no  prét-à-porter elegante e  que se ajusta  e faz seu corpo bonito, na hora.
 
 
Fiquei loucão com tanta beleza e imaginei todos devidamente ocupados nas lindas mulheres paraenses. Maria Lygia comprou uns quantos pra ela e  outro monte pra dar de presente, claro, principalmente  porque o  atendimento é  de prirmeiríssimo mundo e  o preço, um escândalo de bom, porque os biquínis da Lourdes Nassar Biquinis são  fantasticamente bem confeccionados , bem feitos, coisa pra gente fina  que tem bom gosto. Os biquínis fazem qualquer  corpo  se transformar.   Quer ver? Olhaí o endereço: 
Belém - Pará
___________________
Lembrete: Caro amigo leitor,
Estarei, no próximo dia 26 (quarta-feira), às 17hs na Feira do Livro 2012, em um bate-papo literário, ocasião em que autografarei meus livros. Vou te esperar!

 

sexta-feira, 21 de setembro de 2012

COISA ENGRAÇADA

Márcia, que tem consciência crítica e política, gosta de ver e ouvir o horário da propaganda eleitoral gratuita através das emissoras de rádio e televisão, pois, comenta: eu me divirto com tanta coisa engraçada!


PERTIDO DA EDUCAÇÃO E CULTURA

Salomão Larêdo

Este é um recado simples em texto bem mais simples ainda para que haja o entendimento de todos e de toda a sociedade.

Está criado e fundado empírica e informalmente o Partido da Educação e da Cultura- EDUCAR.
Quem quiser se filiar ao EDUCAR - sigla do partido-, basta exercer sua cidadania, sentir-se educador e praticar ações políticas que efetivamente contribuam à formação de leitor crítico para sairmos do marasmo em que estamos enredados e marcar o tempo.

Começando agora, neste 2012 e investindo tudo, tudo em educação e cultura, em 2050, a situação da sociedade terá mudado, pois teremos mais de 30 anos de intenso trabalho nestas áreas.

Quem quiser, na democracia representativa que praticamos no Brasil, ser e ter o titulo de vereador de sua comunidade, deverá trabalhar instalando espaços de leituras, arrecadando livros, colocando todo mundo pra estudar, ler, se educar.
Quem quiser ser deputado estadual, federal, senador, governador e prefeito, basta trabalhar com o objetivo de formar leitor com consciência crítica e política. O próprio povo –que detém o poder na comunidade política – é quem vai se encarregar da administração pública, a melhor forma de vigilância, segundo Rousseau.

Porém, subjacente a essa pequena tarefa está o fato de fazer com que os atuais políticos de partido façam uma autocrítica da inércia a que estão submetidos pelas estruturas criadas por eles mesmos e que visa dotá-los de grandes salários e privilégios em troca do nada fazer em benefício do povo relacionado às mudanças nas áreas da educação e cultura para que não haja mudança e eles continuem se elegendo e usufruindo da estrutura que aí está e da qual queremos nos libertar e faz-se urgente isso acontecer.
No momento em que estes cargos tenham seus encargos sem ônus, ou seja, a pessoa não receba absolutamente nada para exercer essa cidadania, todos os recursos hoje disponíveis– altos salários diretos e indiretos e vantagens de todo tipo - poderão ser repassados à construção de escolas de qualidade e agradáveis, boa e constante formação e melhor remuneração aos professores e demais envolvidos com a educação e cultura, adoção de bibliotecas, aquisição de suportes tecnológicos à educação, livros e demais material, bom transporte público coletivo, boas hidrovias, ferroviais, rodovias, habitação, alimentação, investimento urgente e sério na área da saúde e segurança e em tudo o mais que o cidadão preciosa para viver bem, em qualquer lugar deste país.
Topas?
________________________
Lembrete: Caro amigo leitor,
Estarei, no próximo dia 26 (quarta-feira), no Auditório Dalcídio Jurandir às 17hs na Feira do Livro 2012, em um bate-papo literário, ocasião em que autografarei meus livros. Vou te esperar!

 

ESTUDANTES – PROTESTOS

Os estudantes de Belém - do nível médio ao superior - estão protestando e isso é muito bom, significa que    consciência crítica e política. E quanto mais se investir em educação de qualidade e cultura, que passa  necessariamente pela leitura, haverá mais massa crítica, melhora a democracia, a participação popular e claro, a qualidade  de vida manifestada  de diversas maneiras.
Siga as fotos que mostram as diversas ocasiões dessa ação política  dos estudantes paraenses.

Clique nas imagens para ampliar

 
_____________________


Lembrete: Caro amigo leitor,
Estarei, no próximo dia 26 (quarta-feira), no Auditório Dalcídio Jurandir às 17hs na Feira do Livro 2012, em um bate-papo literário, ocasião em que autografarei meus livros. Vou te esperar!