segunda-feira, 1 de agosto de 2011

AS NOVIDADES DA LITERATURA PARAENSE NA REVISTA FOX DE AGOSTO

AGOSTO – Dá gosto ler agosto que é mês de tanta coisa pra se ler: dia dos pais, folclore, adesão do Pará à Independência ,empretamento do açaí, entre outros eventos.

LANÇAMENTOS

Amazônia exótica – guia histórico, de Olimpia Reis Resque com a colaboração de Daniel Rebisso Giese, dia 11, às 18h, aqui na Livraria Fox Video.

ACONTECIMENTOS

Acontece que continuamos sem política pública para o livro e a leitura. Permanecemos sem patrocínio e sem recursos às iniciativas artísticas. Não há bibliotecas nos municípios e nem nas escolas.

DESTAQUES

Novo cd do “Os Baioaras”, carimbó do mestre Venâncio, de Marapanim, oferta do professor Edson Padilha, que produziu o disco e dirige o conjunto, além de ser músico e compositor , sobretudo incansável batalhador da cultura popular paraense.

Filhas das Matas, livro da cametaense Benedita Celeste de Moraes Pinto, que tem doutorado em história e pesquisou as práticas e sabres de mulheres quilombolas na Amazônia tocantina,contém memória de homens e mulheres da região de Cametá, histórias de benzedeiras, parteiras, valioso trabalho de campo em competente pesquisa.

NOVIDADES

A Feira do Livro do Pará ou PanAmazônica, , no Hangar, de 2 a 11 , mesmo período da bienal do livro no Rio de Janeiro.É possível que tenhamos o salão do livro em diversas cidades paraenses: Tucuruí, Santarém, Altamira e a Feira do Livro de Marabá.

RECEBI:

Sinais Sociais – revista do Sesc – Rio de Janeiro – que objetiva ser espaço de debate sobre temas contemporâneos. O artigo que abre a revista é “ a desordem do mundo”, de André Bueno, pesquisador, que cuida de ‘ um problema crítico difícil: como dar forma literária a alterações radicais da vida cotidiana, produzidas pelos estados autoritários de exceção, sem estetizar a violência e o sofrimento humano, como não banalizar a oscilação radical entre civilização e barbárie que resulta da desordem do mundo à qual o título alude. Com isso em mente, este artigo oferece uma breve abordagem de alguns trabalhos específicos dos escritores Roberto Bolaño, José Saramago, Julio Cortázar, dentre outros”.

LEITURAS E LEITORES

Meus Rabiscos, livro de Maria do Carmo Palheta Alves, poeta da Vigia. Textos em andamento de prosa poética memorial identificada pela culinária dum peixe assado na brasa, rebuçado e beijo de moça, além dos banhos de chuva na rua com banda de música.

LEITURA RECOMENDADA

Memórias Sentimentais de João Miramar, Oswald de Andrade, prosa poética numa inventiva literatura.

Rádio Repórter, obra do escritor e jornalista paraense Expedito Leal, com o “microfone aberto do passado que conta a história do rádio-AM paraense” , sublinhando os grandes comunicadores que dominaram a audiência durante décadas. É importante registro memorial de nossa terra.

Sobre a Televisão, Pierre Bordieu aulas proferidas por esse mestre, no Collège de France, em 1996.

As viagens de Gulliver, de Jonathan Swift, prosa que é uma sátira de abrangência global, além da sociedade inglesa, claro.

Almanaque Machado de Assis, de Luiz Antonio Aguiar, vida,obra, curiosidades e bruxarias literárias. No almanaque há resumida biografia de Machado; um quem é quem com seus personagens principais; um mapa da obra para orientá-lo na leitura das crônicas, contos e romances.

Os Prazeres da Noite, Margareth Rago – Cuida da prostituição em São Paulo de 1890 a 1930. Margareth Rago é professora da Unicamp e “faz uma etnografia imaginosa da prostituição em São Paulo”, revolvendo sexo, dinheiro e poder.

LER É O MAIOR ESPETÁCULO DA VIDA !!!