sexta-feira, 3 de junho de 2011

A I FEIRA DO LIVRO DE CAPANEMA É UMA IDÉIA DO ESCRITOR SALOMÃO LARÊDO

A  FEIRA DO LIVRO DE CAPANEMA

"É na Praça Magalhães Barata que vai acontecer, na manhã de sábado, dia 11 de junho, véspera do dia dos namorados a I Feira do Livro de Capanema que está sendo organizada pelos acadêmicos do curso de Pedagogia da UFRA/PARFOR. A idéia da feira é do escritor Salomão Larêdo que incentiva e promove a leitura crítica e a adoção de bibliotecas em toda parte. Animados com a idéia do Larêdo, confirmaram presença os municípios de Santarém- Novo, Tracuateua, Pirabas, Cachoeira do Piriá, São Francisco do Pará, Santa Maria, São Miguel do Guamá, Bonito, Primavera, Peixe-Boi, Tauari e Santa Luzia e, claro, Capanema." ( Noticia extraida do jornal O Liberal, coluna Bernardino Santos, Belém, 03 de Junho de 2011)

quinta-feira, 2 de junho de 2011

AS NOVIDADES DA LITERATURA PARAENSE NA REVISTA FOX DE JUNHO

JUNHO– E agora as festas juninas plenas de leituras dos namorados, dos banhos de cheiro Leia !


ACONTECIMENTOS

1 – Dia 10, sexta-feira, pela manhã, na Vila do Conde em Barcarena, acontece a III Feira de Responsabilidade Social, cujo tema é a informação, com a participação das seis escolas da vila e a adesão de toda a comunidade, com apoio da Imerys e a presença de escritores locais.

2 – Neste 11 de junho, sábado, na praça Magalhães Barata ,acontece a I Feira do Livro de Capanema, organizada pelos acadêmicos do curso de Pedagogia da UFRA/PARFOR, com a participação dos municípios de Santarém- Novo, Tracuateua, Pirabas, Cachoeira do Piriá, São Francisco do Pará, Santa Maria, São Miguel do Guamá, Bonito, Primavera, Peixe-Boi, Tauari e Santa Luzia e, claro, Capanema.

3 - O romancista paraense Edilson Pantoja, de Capanema, vai à Alemanha, convidado de diversas entidades para falar de literatura, sobretudo de suas obras. O romancista que banca por conta própria – ele não conseguiu ainda ajuda nem apoio de ninguém - toda a sua viagem , nos conta: “ partiremos dia 29 de junho e retornaremos a 27 de julho. A palestra sobre o livro está marcado para o dia 07 de julho”. Edilson Pantoja, autor premiado é filósofo e faz doutorado em Antropologia nos adianta as novidades: “Ando com umas ideias e um título: O oitavo dia, onde pretendo, dentro do possível, repensar a tradição ocidental sob a perspectiva de Adão”. Vem aí novo romance.

DESTAQUES

1 – A XV Feira Pan-Amazônica do Livro acontece em Belém de 03 a 11 de setembro, quase concomitante com a bienal do livro do RJ, de 01 a 11 , as duas coincidindo com o dia da raça e o feriado de 7 de setembro.

2- Nos dias 26, 27 e 28 de agosto o V Jirau da Literatura, promoção da UEAma, em Altamira. Em outubro, a feira do livro de Barcarena.

3 – O leitor reparou que o livro mais vendido em maio é de autor paraense?O nosso caríssimo Biratan Porto . Estamos valorizando o que é nosso. Prestigie a literatura paraense.

NOVIDADES

1 – Quem faz sucesso e ganha muitos prêmios literários – trabalhando muito, claro - é o romancista, poeta e dramaturgo paraense, Carlos Correia Santos que conquista espaços no Pará, na Amazônia, no Brasil, na Europa e na África com seu romance “Velas na Tapera” ( neste 06 de junho, lançamento em Lisboa) Carlos que é jornalista, corre o mundo e conquista vitórias na área da literatura, música e teatro. Merece nosso apoio , nossos aplausos e nossos parabéns !

1 -A jornalista Carmem Palheta ( vigiense) está á frente do Suplemento Literário que a Imprensa Oficial do Estado do Pará vai editar, marcando os 120 anos da IOE paraense. O poeta José Ildone, também vigiense, já editou, faz tempo, um suplemento literário de sucesso na mesma imprensa oficial.

2 – O Instituto de Artes do Pará recebe até o dia 21 de junho, inscrições ao seu concurso literário nas áreas do romance, conto, ensaio poesia e dramaturgia.

LEITURAS E LEITORES

- Vem de Capanema os livros Além da Curva do Rio e Belém-Capanema, da escritora paraense Marta Navegantes.

-O poeta João de Jesus Paes Loureiro, de Abaetetuba, lançou sua obra “Café Central”, que ao lado de “ Altar em Chamas “ , “Epístolas e Baladas”, “Remo Mágico” , dentre outros, encantam o leitor.

- O poeta Max Reis, também abaetetubense, do departamento de Biologia da UFPA , recebe o troféu Inglês de Souza, da Pró-reitoria de extensão da Universidade Federal do Pará por ter ganho o concurso literário da Proex no gênero Poesia.

- Biratan Porto, Edgard Augusto Proença, Max Reis, Camilo Delduque, que são poetas, jornalistas, escritores e sobretudo leitores do mais alto calibre reúnem-se aos sábados depois do meio dia no Café da Sol Informática e haja prosa, poesia, música e chapéu de Panamá.

LEITURA RECOMENDADA

1 – Dom Macedo Costa( Bispo do Pará) autor: Dom Antonio de Almeida Lustosa – Coleção Lendo o Pará – 1992 - Interessantíssimo livro escrito por um dos arcebispos mais cultos que o Pará já teve que fez uma acurada pesquisa sobre “ esse personagem que não deve desaparecer da memória dos seus patrícios” e que dom Lustosa, na humildade dos sábios, chama de algumas traçadas linhas que depois possa ensejar ser “refundida” para ficar mais completo. Tem 600 paginas da melhor qualidade em pesquisa sobre este notável vulto da história da igreja e do Brasil que foi dom Macedo Costa que está em total esquecimento entre nós, do mesmo modo que dom Lustosa.
2 - Paulo Maranhão, autor: Clóvis Moraes Rego, Belém, 2004 - O ex-governador em Paulo Maranhão aborda “ suas preces à virgem de Nazaré e os seus ócios de um espírito sonolento “. São quase 500 páginas com excertos do melhor dos textos do proprietário do jornal Folha do Norte, num trabalho cuidadoso e percuciente de um grande pesquisador.
LER É O MAIOR ESPETÁCULO DA VIDA !