terça-feira, 24 de maio de 2011

V JIRAU DA LITERA|TURA PARAENSE SERÁ EM ALTAMIRA NO MÊS DE AGOSTO

"Acontecerá no mês de agosto, em Altamira,o V Jirau da Literatura  Paraense, coordenado pelo poeta João de Castro, presidente da UEAma - União dos Escritrores da Amazônia. Duante o evento, palestras, oficinas e programação especial do "Multicampiartes", da Universidade Federal do Pará.
O Jirau que objetiva focar o autor local e suas obras, é ideia do Escritor e Jonalista Salomão Larêdo incoporada imediatamente pelos escritores Walcyr Monteiro, João de Castro, Bela Pinto e Juracy Siqueira". ( Publicado no jonal O  Liberal, edição do dia 24 de maio de 2011 - coluna Bernardino Santos )

quarta-feira, 18 de maio de 2011

SALOMÃO LARÊDO NO COLÉGIO DO CARMO

"A presença do escritor e jornalista Salomão Larêdo, movimentou o Colégio Salesiano Nossa Senhora do Carmo, na Cidade Velha, onde foi conversar com os estudantes. Larêdo custou a sair do colégio, onde estudou, cercado, sobretudo pelas alunas interessados em enveredar pela profissão de escritor e jornalista e querendo saber mais a respeito da carreira e da obra do escritor e da literatura paraense." ( Página 3 caderno Magazine - Bernardino Santos - O Liberal - Belém,  edição do dia 18 de maio de 2011

sábado, 7 de maio de 2011

ARTES - CURSOS NO CASARÃO - O PRAZER DE LER E ESCREVER

Atendendo a pedidos, o belo espaço de estúdio/galeria da Cintia Ramos chamado Casarão, vai realizar cursos de artes em maio e junho. Os dois primeiros são:  iniciação às Artes ,com o arista plástico Maciste Costa , e  o curso " O prazer de ler e escrever", com o escritor e jornalista Salomão Larêo. Ambos os cursos estão com  matrículas abertas pelo site www.escoladepropaganda.com.br" . (  Notícia extraída da coluna de  Bernardino Santos - jornal O Liberal - 5 de maio de 2011 - Belém - ).

segunda-feira, 2 de maio de 2011

LITERATURA PARÁ - COLUNA DE SALOMÃO LARÊDO NA REVISTA FOX DO MÊS DE MAIO

Salomão Larêdo escritor e jornalista

MAIO – As flores da leitura do verão no ventre materno onde começa a ternura e a leitura. Livro é o presente da mãe e do filho e de toda família trabalhadora. Leia !


ACONTECIMENTOS

1 - Instituto de Artes lança prêmios de artes literárias neste 2011. Dia 05, no IAP, às 19h: Prêmio em diversos gêneros e o melhor, homenageando escritores paraenses: Vicente Salles, Nazareno Tourinho,Max Martins, Haroldo Maranhão,Maria Lúcia Medeiros.

2 – O poeta João de Castro, presidente da União dos Escritores da Amazônia – UEAma anuncia o 5º Jirau da Literatura Paraense, em Altamira, no final de agosto.

3 – O leitor reparou que o livro mais vendido em de março é de autora paraense? Ora viva, estamos valorizando que é nosso. Prestigie a literatura paraense, temos excelentes escritores.Leia!

4 – A escritora paraense Eneida de Moraes será homenageada na III Feira do Livro de Barcarena, em outubro, organizada pela Casa do Professor, à frente as professoras Leidiany e Izabel.

ARQUIVO EM PERIGO

Paraguassu Éleres, em seu programa na CBN/Liberal disse: “... estou falando de memória coletiva porque recebi de Rosana Pinheiro, da Associação dos Amigos do Arquivo Público, nota com a preocupação do perigo que corre a nossa biblioteca e arquivo público, situado no comércio, entre ruas estreitas, insegura em caso de sinistro de incêndio, logo aquele templo que guarda a riqueza imensurável da história paraense e da Amazônia em geral - no início da República o Pará teve governantes com olhar no futuro que em 1890 fundaram a Imprensa Oficial do Estado e em 1891 o Diário Oficial, que em junho completa 120 anos - o diário oficial é um dos órgãos mais importantes da vida pública pois tem arquivado e microfilmado as publicações desde 1891 até o final de 2003, onde estão documentos que vão de atos do governo, leis, decretos, convênios, contratos e balanços de empresas públicas e privadas - peças essenciais como prova da validade dos atos oficiais – parte desse arquivo está no Centur - que por sua vez tem acervo microfilmado da maioria dos jornais que já circularam no Pará - a exemplo da Folha do Norte, da Província do Pará e também dos atuais – essa é uma tarefa que a todos nós compete proteger para que não se perca nenhum grão da nossa história - até hoje a figura de Ruy Barboza, com todo o prestígio intelectual é maculada por mandar queimar os registros de entrada dos escravos no Brasil desde o século 16 – ainda que autores digam que a ordem não partiu do então ministro da Fazenda, esse ato desfalcou um pedaço da nossa história e isso nós não queremos para a Biblioteca Pública do Pará, entidade que presta tantos serviços à sociedade, a exemplo da publicação em 2010, junto com o Instituto de Terras do Pará, dos fac-símiles e textos das cartas de sesmarias, importantes registros da ocupação das terras do Brasil e da Amazônia .”

DESTAQUE

- Considerada pela Unesco “Capital Mundial do Livro de 2011”, Buenos Aires prossegue sua Feira do Livro até 9 de maio e o tema : “ cidade aberta ao mundo dos livros”. O evento reúne leitores , editores, escritores ,mais de 1.500 expositores e 42 países. Nos dias 7 e 8 bibliotecários comprarão livros em horário especial,com desconto. Mário Vargas Llosa está lá.

- O Cadastro Nacional de Livros será efetivado pela CBL – Câmara Brasileira do Livro e poderá ter como referência de projeto a plataforma espanhola Dilve (Distribuidor de Información del Libro Español en Venta). A iniciativa, baseada na Internet, padronizará e centralizará informações das obras produzidas e comercializadas no Brasil, beneficiando a cadeia produtiva do livro. A ferramenta permitirá consulta completa de dados sobre qualquer livro publicado no País. O cadastro entra em teste em julho.

NOVIDADES

Arqueologia Amazônica, volumes I e II alentados e lotados de material sobre a Amazônia, obra que tem como organizadoras Edithe Pereira e Vera Guapindaia, edição do Museu Goeldi, Iphan e Secult. A editora executiva é Iraneide Silva e a designer, Andréa Pinheiro. A pesquisadora Olimpia Resque mandou-me os exemplares.

LEITURAS E LEITORES

- Leitor comenta que está lendo “Coisas da Vida”, obra de autoria do escritor paraense José Guilherme de Oliveira Castro, professor do curso de letras da UFPA.

- Chegou “Destaque Amazônia”, informativo do Museu Paraense Emilio Goeldi, nº 47, editado pela jornalista paraense Jimena Beltrão, destacando mais cinco novas espécie de lagartos na Amazônia.

- Bienal do Livro no Rio de Janeiro acontece de 01 a 11 de setembro, no Riocentro, Tijuca. Programe-se.

LER É O MAIOR ESPETÁCULO DA VIDA!

domingo, 1 de maio de 2011

AS NOTÍCIAS NOS JORNAIS

Salomão Larêdo escritor e jornalista

CEM ANOS

Vive em Brasília, a paraense Ruth Moraes de Castro, que no dia 05 de maio completa cem anos de idade. Ruth é filha do escritor paraense Raymundo Moraes, famoso no Brasil inteiro nas décadas de 1920,30 e faleceu em 1941 em sua casa no Largo de Nazaré, onde o presidente Getúlio Vargas foi visitá-lo. Ruth Moraes se dedica à pintura e mora com a filha Thereza Catharina, que é também escritora.

COUSAS DA AMAZÔNIA

Falar em Raymundo Moraes, deve ser publicado este ano, pela editora do Senado, a segunda edição do seu “O meu Dicionário de Cousas da Amazônia”, obra rara dentre as mais de quinze que RM publicou em vida.

NOSSOS ESCRITORES

Quem tem todos os livros de RM é o escritor Salomão Larêdo que em sua dissertação de mestrado, onde recebeu a nota excelente em estudos literários pela UFPA, em 2007, apresentou e defendeu trabalho primoroso a cerca da vida e obra desse famoso escritor paraense e que hoje vive em completo esquecimento.Larêdo faz tudo para tirar RM desse injusto apagamento, aliás, o trabalho do Salomão Larêdo é no sentido de valorizar e dar visibilidade a todos os escritores locais.

EXEMPLO

No posto do INSS no bairro do Marco, há uma aviso que deveria ser imitado pelas repartições, consultórios, hospitais, enfim, por todos e que diz o seguinte “ –Reflexão: aproveite o seu tempo de espera praticando o ato de ler”. (Jornal O Liberal - caderno Magazine, coluna  Bernardino  Santos, 28.04.2011)