sexta-feira, 15 de abril de 2011

EMPOLGANDO PLATÉIAS - PALESTRAS DE INCENTIVO A LEITURA

DEU NO JORNAL

Repleto de palestras sobre a importância da leitura, o escritor SALOMÃO LARÊDO vem empolgando cada vez mais auditórios lotados de estudantes de todas as faixas etárias em inúmeros colégios públicos e particulares de Belém e do inteior. Salomão, por sua permenente missão de incentivar a leitura e construir bibliotecas - que executa há  mais de 30 anos -  será homenageado pelos alunos e professores e toda a direção do Centro de Estudos Peteleco, na trav. Rui Barbosa, em Belém. O escritor SALOMÃO LARÊDO faz ainda  este mês palestras a professores e gestores sobre a importância da leitura nas cidades de Cametá e Augusto Corrêa (Jornal O Liberal, edição de 15 de abril de 2011, caderno Magazine, pág. 3, coluna Bernardino Santos)  - texto P. Martin -.

sexta-feira, 1 de abril de 2011

LITERATURA PARÁ - ABRIL 2011 - REVISTA FOX

Salomão Larêdo escritor e jornalista

Abrilivro neste mês do livro – aniversários de Monteiro Lobato, Pixinguinha, Miguel de Cervantes e William Shakespeare,leia.Na semana santa , leia e boa páscoa!
ACONTECIMENTOS

- Daniel Leite, escritor paraense, lançou Procura-se um Inventor, literatura para crianças, ilustrações de Maciste Costa.

– Aos sábados, evento importante a partir das 18h, na Loja Infantil da Fox: histórias para as crianças. Todos lá.

– Romancista Edilson Pantoja , escritor paraense, vai a Berlim , em julho, levando o romance Pedra de Babel, que faz sucesso entre nós e seguramente fará sucesso na Alemanha.

– Doutora Nazaré Sarges, escritora e também professora da UFPA vai fazer pesquisa na Espanha para onde viaja, breve.

- Doutor Paulo Nunes, professor e escritor participa de 4 a 8 deste do VIII Colóquip Luso-Brasileiro de História da Arte e II Reunião Internacional do Fórum Landi, no campus da UFPA.

– Juraci Siqueira, poeta paraense, comemorou dia 1, o seu aniversário natalício e lançou seu 41º livro: Marés – poemas de argila e sol.

RECEBI

- Prezado Salomão Larêdo. Quero parabenizar sua coluna pela excelente idéia de voltar nossa atenção aos escritores paraenses. Tenho acompanhado sua coluna e percebo o cuidado com a escolha. Por isso aproveito para indicar “o sumiço dos números”, do escritor Paulo Lima, presente no acervo da Fox, romance policial de tirar o fôlego, na minha opinião, daria um filme de Spilberg.Abraços,Pêssi Sousa,médica veterinária .

DESTAQUES

– Elaine Oliveira repassou-me o “celina”, livro do premiado poeta Marcilio Costa ( paraense e artista plástico) que chega com a competência e o valor - que tem - reconhecidos por quem entende da arte, de texto e de poesia, os escritores de destaque : Amarílis Tupiassu e os poetas Paes Loureiro, Antonio Moura. Precisa dizer mais? Sim, “celina” ganhou o prêmio Vespasiano Ramos, da Academia Paraense de Letras.

Pequeno Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa é a versão sintetizada do famoso e essencial VOLP, utilíssima ferramenta de quem escreve e para o público estudantil , edição com siglário e lista de estrangeirismos.

– Prêmios do IAP – Instituto de Artes do Pará - Eliana Ribeiro me agracia com os seguintes livros: Tempos melhores Virão, de Jaziane Almeida Malcher; O menino que ouvia estrelas e se sonhava canoeiro, de Antonio Juraci Siqueira; A Outra Metade Haroldo Maranhão & Outros Contos, de Nilson Oliveira; Águas Imaginárias, de Daniel Leite;Infância vegetal, de Paulo Vieira; Batista, de Carlos Correia Santos; Um Olhar Sobre Belém do Grão Pará, de Paulo Maués Corrêa; Andara..., Karina Jucá; Branco..., de Dand M; Nas Asas da Liberdade, de Laurene Ataíde; O filho do sereno, de Harles Oliveira. Os autores são paraenses.
LEITURA RECOMENDADA

- Introdução à poesia oral, Paul Zumthor. PZ explica que nossa civilização tecnológica tende a ocultar os valores da voz que Zumthor estudou e nos apresenta esse trabalho relevante que focaliza suas qualidades, registro etc.

Conheça Belém, Co-memore o Pará – textos reunidos por Jane Felipe Beltrão e Antonio Otaviano Vieira Junior organizados em livro de bolso - que chega às livrarias para conhecimento do leitor - oriundos de pesquisadores ligados à UFPA.

Migrações na Amazônia – textos organizados por Cristina Donza Cancela e Rafael Chambouleryon, formando livro de bolso de autores pesquisadores ligados à UFPA, que convidam o leitor a se reconhecer nas “ muitas origens de nossa terra”.
LEIA!!! LER É O MAIOR ESPETÁCULO DA TERRA!!!!!