sábado, 7 de agosto de 2010



Rio de Janeiro, 4 de agosto de 2010

Divulgado o resultado da Bolsa Funarte de Criação Literária.
A Fundação Nacional de Artes torna pública nesta quarta-feira (4) a relação de 60 projetos contemplados com a Bolsa Funarte de Criação Literária. Os autores receberão R$ 30 mil para desenvolver textos inéditos nos gêneros lírico (poesias) ou narrativo (romances, contos, crônicas e novelas). O investimento total da Funarte no programa foi de R$ 1,9 milhão.

Os projetos inscritos foram selecionados por uma comissão formada por dez especialistas em literatura — Roberval Pereira, Evelina Hoisel, Luis Pimentel, Carlos Didier, Alvaro Costa e Silva Filho, Salomão Larêdo, João Carlos Ribeiro, Márcio de Melo, Rita Limberti e Carlos Botkay.

LITERATURA PARÁ

AGOSTO – Chegou a hora da 14ª Feira Pan-Amazônica do livro. No Hangar – de 27 de agosto a 05 de Setembro. Aproveite !

ACONTECIMENTOS:

1 – De 04 a 06 - “As multifaces da linguagem no contexto amazônico – leitura, arte e ensino-aprendizagem: perspectivas para a educação na contemporaneidade” é o tema do 4º Encontro da faculdade de letras da UFPA, em Breves, sob a coordenação dos professores Celso Francês Junior e Luis Guilherme dos Santos. É a pedida neste pós-férias.

2 – Escola pública da periferia de São Paulo é destacada como de qualidade e de bons resultados na aferição e aquisição de conhecimento com os alunos.Entrevistada por um canal de televisão aberta, sobre esse resultado uma das professoras de língua brasileira, respondeu: sou meio à antiga, continuo com o ditado em classe, passando cópia e fazendo leitura em voz alta.O índice de leitura apurado entre os alunos é bem significativo.

RECEBI:

1 – Março: as cartas que nunca enviei, de Natália Menezes, edição do autor, Belém - 2010 - 80p.

NA ESTANTE:

1 - Morongueta – um decameron indígena, de Nunes Pereira, 433 p. Civilização Brasileira - orelhas e desenho da capa do poeta Thiago de Mello.

2 – Depoimentos para a história política do Pará, de Carlos Rocque, 611 p. Mitograph . Levantamento do passado político paraense através de depoimentos coletados pelo autor.

3 – A Via Crucis do Corpo, de Clarice Lispector, 101 p. Francisco Alves Editora. São treze contos.

4 – A Ilha Encantada – medicina e xamanismo numa comunidade de pescadores, de Raymundo Heraldo Maués, coleção Igarapé,NAEA- UFPA, 1990 271p.

5 – Sederurgia e Carvoejamento na Amazônia – drenagem energético-material e pauperização regional, de Maurílio de Abreu Monteiro, Belém – Editora da UFPA, em co-edição com a ETFPA, 251p.

LANÇAMENTO:

1 – Encanto e Desencantos - a política bragantina, a partir de Augusto Correa, livro de José Quintino de Castro Leão, o lançamento se deu a 24de julho no Museu Teatro da Marujada, em Bragança.

DESTAQUES:

Volto a destacar o romance Velas na Tapera, obra escrita pelo premiado poeta paraense Carlos Correia Santos. O livro ganhou o prêmio Dalcidio Jurandir de Literatura, em 2008, editado pela Fundação Cultural do Pará Tancredo Neves, Belém – Pará, em 2009, 212 p. Velas na Tapera volta ao destaque em razão de ser trabalho de qualidade de Carlos Correia, que tem estofo para a produção literária que vem editando, em diversas frentes , é esteta cuidadoso e infelizmente, talvez por estar distante do centro noticioso – do mesmo modo que inúmeros produtores culturais da Amazônia - ainda não teve o registro que merece nas mídias de circulação nacional por este Velas na Tapera, que trata exatamente do tema que aborda o norte-americano Greg Grandin, no livro “Fordlândia”, que a seguir registro, e que teve matéria referente na edição 2175, de 28 de julho 2010 da revista “Veja”. Nossa produção cultural permanece desconhecida e desvalorizada intra e extra murus. Por isso, aproveite, caro leitor, o ensejo deste mês da feira do livro, procure conhecer e ler os autores locais.

NOVIDADES:

1 - Fordlândia – ascensão e queda da cidade esquecida de Henry Ford na selva, de Greg Grandin, editado pela Rocco, RJ- 397 páginas.

2 – Na bienal do livro em SP, uma editora fará a seguinte campanha: “Eu leio autor brasileiro”. O negócio está pegando. Valorizemos o que é nosso.

LEIA!!! LER É O MAIOR ESPETÁCULO DA TERRA!!!!!









Agraciados

Homenagem

Homenagem em Cametá


Se você quer saber se  "É na famíliaque nasce o leitor?", leia a edição nº35 (foto acima) da revista Chamois, nas páginas 10 e 11 através do site: