quarta-feira, 5 de maio de 2010

CAMPUS DA UFPA EM CAMETÁ INAUGURA NOVA BIBLIOTECA

Jubileu de Rubi

MÉRITO MARAJOARA POR OCASIÃO DO ANIVERSÁRIO DE 132 ANOS DA CIDADE DE PONTA DE PEDRAS

BIBLIOTECA NO BAIRRO DO TENONÉ


Na foto, o professor Henrique Costa explicando  aos professores da UFPa as razões de ter criado a Biblioteca Comunitária, cujo nome foi escolhido pela própria comunidade.

COLUNA MENSAL NA REVISTA FOX MAIO/2010

LITERATURA PARÁ
MAIO mês bonito, florido , de poesia e, lógico, tempo de leitura. Leia ! E comece a preparar o munguzá e a cangica para saborear , lendo, nas festas juninas que estão chegando.

LANÇAMENTO:
01 – Cabanos e Camaradas, livro do escritor paraense, Alfredo Oliveira, dia 04, na Assembléia Legislativa.

DESTAQUES:
01 – Mulheres e Gênero- As faces da Diversidade 1 – Organizadoras: Maria Luzia Miranda Álvares, Eunice Ferreira dos Santos e Cristina Donza Cancela – Coleção Mulheres e Gênero na Amazônia – Gepem – 2009,472p. Artigos multivariados que analisam a questão da mulher: violência doméstica e sexual, tráfico e as relações sociais,tarefas, atribuições e inúmeros outros temas à discussão, como por exemplo: lugar de mulher é em casa? Leia e medite as inúmeras faces dessa diversidade.

02 – Reserve momento à apreciação: ver/ler LATITUDE, número 8 , revista do Hangar editada por Esperança Bessa e Bob Menezes. Confira o suor da terra, oferenda e doce refúgio e a estética à sensibilidade no registro visual e os textos ágeis se adequando com inteligência ao espaço pós moderno.

RECEBI:
01 – Vigia de Nazaré: fragmentos de uma história, de Bartolomeu José de Barros – Grafinorte – 2009 – 104 p. - Produção da jornalista Hanny Amoras. Bartolomeu comenta que seu livro objetiva “ despertar os governantes e a população paraense, especialmente os moradores de Vigia, à preservação, valorização, cuidado e amor com a história do município...”

02 – Carnavais de Vigia - das escolas de samba à micareta , obra do escritor paraense, da Vigia, Paulo Cordeiro – 177 p. . A apresentação é do poeta vigiense José Ildone, que diz: ...assunto atraente é digno de leitura – atenta e saborosa. Matéria de referência, sem dúvida, nesta fase admirável do soerguimento da literatura em nossa amada Vigia de Nazaré...”

03 – Sou um grande letrista Só quero uma chance para mostrar do que sou capaz, livro do escritor paraense Tony Cruz,, diagramação de Luiz Pinto, 40 p.

04 – Encantos da Amazônia – o universo de um poeta – coletânea de poesias , de Hugo Chagas, poeta marajoara . Edição do autor - 2010 - 104 p.

NOVIDADES:
01 – A Fragata Leopoldina e a Missão Grenfell no Pará – trabalho primoroso e rico em pesquisa feito pelo professor Antonio Eutálio Corrêa – Editora Meridional – 2003, 305 p. Antonio Corrêa é historiador e escritor paraense e mostra como se deu a adesão do Pará a independência, plano ardiloso que uniu portugueses e ingleses. Corrêa apresenta documentos – códices transcritos - inéditos sobre nossa história , em 1823. O livro está em sua terceira edição, o que comprova a sua importância. Leia !

02 – A professora e escritora paraense, de Abaetetuba, e crítica de cinema Luzia Miranda Alvarez, já marcou a data do lançamento de seu livro – Saias, Laços e Ligas - , na verdade é sua tese de doutorado em ciência política. Será no próximo dia 13 de junho, dia de santo Antonio, a partir das 18 horas, no cinema Olimpia, em comemoração aos seus setenta anos de vida.
NA ESTANTE:
01 – Cabelos no Coração, do romancista paraense, de Belém, Haroldo Maranhão – Rio Fundo Editora - 1990- 447 p.

02 - A vida modo de usar, de George Perec , Companhia de Bolso, 2009 - 667 p.

03 – Breviarium – para refletir com Pe. Antonio Vieira – , da professora paraense, de Santa Izabel,Amarilis Izabel Alves Tupiassu – Editora UFPA, 2007 – 274 p.
LEIA!!! LER É O MAIOR ESPETÁCULO DA TERRA!!!!!